[Off Topic de Tinta] Projeto Culturação - Enquete Ressaca Literária.

Crédito da imagem: Monika Andreotti - blog Monykisses
Oi, Pessoal!
Estou de volta com as postagens do projeto Culturação que este mês, está todo voltado para temas literários.
A  primeira postagens de Maio será sobre ressaca literária. Mas o que é isso?



Existem outros tipos de ressaca literária: As causadas por cansaço/estresse ou aquela em que depois de ler muitos livros seguidos você começa a achar tudo igual.
Mas o objetivo desse post é falar sobre aqueles livros que depois de lê-los ficamos dias sem conseguir pensar ou fixar em outros.
Normalmente eu  passo por isso quando estou esperando "aquela" continuação, ou quando leio sobre um mundo incrível e não consigo deixar os detalhes da trama de lado.
Entretanto, não são só esses que me dão essa sensação. "Drama Queen" do jeito que sou (confesso!) as minhas piores ressacas vieram de livros em que "chorei litros".

Por isso, resolvi escolher pelo menos um de cada situação que me causou a ótima #sqn ressaca literária:

1) Um livro que contei os dias para a continuação sair:
O primeiro livro que me deixou nessa situação foi dessa série aqui:

Quando eu comecei a ler, no Brasil, só tínhamos o lançamento de Sussurro ( hush hush) e Crescendo.
E quem leu sabe ( e quem ainda não leu, saberá agora) que o final de Crescendo é de um suspense terrível. 
Na época eu ainda não "manjava dos paranauês" de compra online, livro em inglês, ainda não existia leitor de e-book no Brasil. Enfim...quando Silêncio foi lançado, ficava eu, ligando todo dia para a Saraiva, ou indo lá ( a Saraiva mais próxima da minha casa dista 50 km!) só para saber se o livro tinha chegado. Enquanto isso não aconteceu, eu fiquei um bom tempo sem conseguir ler ou largando livros pela metade, porque não conseguia controlar a ansiedade. Foi duro, mas consegui vencer a ressaca.
2) Um livro que não conseguia parar de pensar:
Essa foi uma ressaca literária diferente da causada pelo livro anterior, porque embora ele tenha "15849"continuações, não foram elas quem me fizeram entrar nesse estado. Foi o próprio livro. Na época que li, ele me foi emprestado e por isso lido apenas uma vez, mas mesmo assim, eu consegui gravar quotes inteiros que lembro-me até hoje. Claro, que com o fascínio que ele me causou, não demorou muito eu conseguir a preços exorbitantes e muito garimpo  ter todos na estante. Hoje com o relançamento da Editora Arqueiro está muito mais fácil para os fãs adquiri-los e eu recomendo muito. Jamie Fraser é o único protagonista que concorre diretamente com Mr Darcy no meu coração.

3) Livros em que  me emocionaram:
Ah, Essa lista  é imensa! Vou citar apenas alguns,rs:

* Um Dia : Foi o primeiro livro que lembro -me de ter ressaca literária  por emoção. Sei que muita gente torce o nariz para o livro, mas eu acho a relação entre Dex e Em tão linda e tão frustrante ao mesmo tempo, que passei dias pensando nela.
"Eu te amo Dexter, amo muito mesmo, só não  gosto mais de você"
* Três Metros Acima do Céu: Outro livro controverso. Muita gente não gosta do livro e nem do autor porque ele não escrevee finais perfeitos. Aliás, essa é uma característica da maioria dos autores italianos, mas Federico Moccia é um dos meus autores favoritos.
Em 3MSC, a relação entre Babi e Step é tão impossível que te empolga, mas também te causa medo. Quando terminou, o turbilhão de emoções me deixou dias pensando e ainda com a leitura finalizada, cada vez que lembrava, uma lágrima escorria.
" Você chegou ao céu? Quase isso. Estou a três metros acima do céu"
*Arsen:  Um dos livros mais "difíceis" que já li. É um triangulo amoroso, tem traição, mas é impossível julgar  e torcer por algum personagem. Não dá para shippar ninguém. O engraçado é que todos os meus amigos que leram me diziam ser emocionante e eu já estava em mais de 50% do livro sem soltar uma lágrima, até que passei uma das minhas maiores vergonhas literárias, eu chorei de soluçar no ônibus. As pessoas me olhavam, até perguntaram se eu estava bem,rs. Até hoje não sei se amei ou detestei o livro. Pelo impacto que me causou nunca conseguir dar uma nota para ele. Nem sei se recomendo.
Arsen infelizmente não foi lançado no Brasil e pelo tempo que tem, não creio na sua publicação por aqui.
"Milagres são as consequências de se atrever a acreditar. E eu desafio você a acreditar em nós novamente, Ben. Eu te desafio."
* A Thousand boy Kisses: O mais novo queridinho das redes sociais literárias e dos grupos de leitura. A minha última ressaca literária. O amor de Poppy e Rune é tão lindo! Mas, cheio de percalços e por isso rico em lições sobre a vida e com uma resistência enorme. Como dizem: Se é amor, sobrevive-se a tudo. Fiquei dias lembrando-me dele.
Embora eu tenha lido no original, a Editora Planeta anunciou que logo ele estará por aqui. Assim que sair, quero um na minha estante.
"Eu acho que os corações tocam em um ritmo como uma canção. Eu acho que, assim como a música, nós somos atraídos por uma melodia particular. Eu ouvi a canção de seu coração e o seu coração ouviu o meu."
E são esses os livros que mais me causaram a temida ressaca literária. Tiveram outros, mas os listados foram realmente devastadores.
E os seus? Quais os livros que mais te causaram essa sensação?
Me conte!
Até mais,

2 comentários

  1. Uau! Que posta mais amor...
    Eu confesso que sou Drama Queen também! Por isso, me identifiquei totalmente contigo! kk.
    O que dizer da lista dos que te emocionaram? Meu Deus, 3MSC é de lascar feio o coração de qualquer um! Chorei semanas por Step e Babi. Nem bolo de chocolate conseguiu me acalmar. Foi difícil!
    Com "Um Dia" foi puro sofrimento. E com sofrimento é difícil de lidar né? Não consegui ler nada por um bom tempo...
    Já com "Sussurro" minha relação é estranhamente de amor e ódio. Ainda não sei se gosto da história kkk.
    Parabéns pelo post!
    Mil beijokas!! :* entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Anya,
    Ai que bom que alguém me entende.
    E encontrar alguém que goste e ame 3MSC é muito amor. Também chorei horrores com aqueles dois. E Um dia é realmente puro sofrimento.
    Em Sussurro, eu gosto realmente do Patch, rs. Mentira, eu gosto da história, embora eu esperasse que o fim fosse ser mais interessante.
    Obrigada pelo comentário.
    bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!