[Resenha de Tinta] Vermelho como o Sangue

Página no Skoob
Parceria Novo Conceito
Trilogia da Branca de Neve (Lumikki #1)
Título Original: Punainen kuin veri
Autora: Salla Simukka
Publicação no Brasil: 2014
ISBN: 9788581635798
Páginas: 240
Tradutora: Bárbara Menezes (traduzido da versão americana)
Nota: 6/10
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Resenha:
Livreto e Marca-Página
Pelo reboliço que vi na internet, esperava muito mais desse livro. É um livro bem simples, na verdade. Não entendo o motivo de ter ficado tão famoso. Além disso, acho que houve uma confusão na tradução porque o livro não tem nada a ver com o Conto de Fadas da Branca de Neve. Apenas que a personagem principal é Lumikki, um nome próprio finlandês que significa "A Branca de Neve", aí começa e termina a semelhança com o conto.
Eu não li muito da sinopse para escolher esse livro entre os lançamentos da Novo Conceito. Queria algo diferente e achei que um livro finlandês seria ideal. A capa do livro é linda, e o marca-página também. 
Lumikki é uma adolescente que saiu da casa dos pais no interior e foi cursar o Ensino Médio numa cidade maior. Mas Lumikki é diferente de seus colegas, cheia de segredos, muito perceptiva e desconfiada, vive uma vida reclusa e atormentada. 
"Para ela, um dia de mimo significava revista em quadrinhos, alcaçuz preto, exercícios sérios, curry vegetariano e, acima de tudo, solidão.
".... Lumikki encarou as flores congeladas. E se ela simplesmente apertasse o botão vermelho para encerrar a chamada? E se desligasse o telefone? Não se envolva. Não interfira. Preocupe-se apenas com seus próprios assuntos. Por que era tão difícil respeitar seus lemas agora?"
Lumikki sem querer acaba se envolvendo em situações muito perigosas. Vemos um pouco do submundo das drogas, do tráfico de mulheres, do pagamento de propina, etc... 
Sem explicar para não dar spoiler, mas o motivo de Lumikki ser como é, e de agir dessa forma, não foi muito convincente. Achei o final muito corrido também. 
A narração é bem fragmentada, autora gosta de se expressar usando poucos verbos, muita ponto final, e até repetição de palavra. O texto começa mostrando os sentimentos e pensamentos de Lumikki mas ao passo que outros personagens são apresentados, também há narrações do ponto de vista desses personagens. 
Alguns trechos são bem escritos. Também levei em conta que o livro em português veio de uma tradução do inglês que veio de uma tradução do finlandês. Sendo assim, acredito que muito da poesia, duplo sentidos, ou peculiaridades da autora se perderam no caminho.
Os personagens são bem caracterizados e fogem de esteriótipos. Isso foi legal. Para quem quer fugir de romances água com açúcar e das futilidades adolescentes, esse livro pode ser uma boa pedida.

Curiosidades:
Trilogia A Branca de Neve


É isso! Qualquer dúvida ou mais informações, é só deixar um comentário. Beijos de Tinta

Um comentário

  1. nunca li um livro que nao fosse de autor nacional e americano/britanico, achei bem interessante, apesar de ás vezes as traduçoes perderem mesmo a essencia e talvez o sentido do texto.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!