[Resenha de Tinta]Quando as Luzes se Apagam

Título: Quando as Luzes se Apagam
Autor: Rô Mierling
Edição: 1
Editora: Incógnita
ISBN: 9781503009783
Ano: 2014
Páginas: 212
Nota: 3/5
Sinopse: Quando As Luzes Se Apagam - Lux Fero não tem medo do escuro e ele pode realizar todos os seus desejos. Alto, moreno, olhos negros e brilhantes. Um sorriso sedutor e palavras que encantam. Onde ele passa, ninguém jamais o esquece.Ana tinha medo do escuro e quando conheceu Lux, sua vida nunca mais foi a mesma. Samara, pequena e inocente, ouviu a voz de Lux e conheceu o outro lado da noite. Anita, feliz e realizada, mas quando Lux entrou em seu caminho, seu destino foi selado. Mas Ester era sua preferida e era ela seu grande desafio. Ele queria possuí-la, por inteiro e para sempre. Outras vidas, muitas histórias e um elo comum: a presença de Lux Fero. Ele gosta de brincar, gosta de desafios, e se você não for forte para resistir, ele vai dominar você.
Várias vidas, muitos segredos e uma escuridão intensa que nos atraí, mas também nos mostra o pior de cada um de nós.
Silêncio! Escute! Surpreenda-se! Esse livro e seus personagens irão mostrar muito mais do que queremos ver ou saber.

Olá Pessoal,
Hoje é dia de falar de um livro que recebi por BookTour.
Eu já expliquei o que é booktour mas caso alguém ainda não saiba, em linha gerais é um empréstimo feito por autores ou fãs a alguns leitores/blogueiros para que leiam e deem sua opinião.
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi por um e-mail divulgando seu lançamento e com sua sinopse que eu achei interessantíssima, além dessa capa luxo.(sim eu amo capas)
Alguns dias depois, em alguns dos muitos grupos que eu frequento no facebook, eu vi o booktour aberto me inscrevi e consegui a vaga.
Vamos ver o que eu achei?
#Um pouquinho da História.
Era uma vez...
Uma Cidade e um pai que tinha muitos filhos. Todos os seus filhos colaboravam para o crescimento e a manutenção da cidade e o clima era de paz e felicidade.
Entre os filhos do pai estava Lux Fero, de longe o mais bonito e forte deles. Há muito que o pai já tina percebido que esse seu filho era diferente, mas ainda assim ele tratava todos como iguais com amor e justiça.
Mas Lux também percebia isso e queria ser mais, achava injusto ser tratado como igual se era tão diferente dos outros.
Até que farto disso, passou a desobedecer os desíginios do pai. Resolveu constestá-lo, não obedecê-lo, não escutá-lo e depois de muito tempo resolveu tomar o seu lugar.
Os habitantes da cidade também já tinham percebido que Lux era diferente e alguns animados com suas ideias revolucionárias começaram a segui-lo.
O pai para não deixar que o caos se instalasse,  não teve outra opção a não ser expulsá-lo, não só de casa, mas da Cidade e de seus domínios e Lux e seus seguidores passaram a habitar o Circulo Negro.

# Resenha:

"Mas não me deixe só, que eu tenho medo do escuro, tenho medo do inseguro, dos fantasmas da minha voz..."
No um pouquinho da história eu já contei a origem de Lux Ferro. Então quando Lux é banido para o círculo Negro ele resolve recolher algumas almas humanas para o seu reduto. Uma alma em especial chama a sua atenção, Esther, ela é “queridinha” do pai e Lux faz de tudo para conseguir arrebata-la, mas antes de chegar a essa história, a autora nos conta outras histórias bem e mal sucedidas de Lux.
Claramente já deu para perceber (pelo menos eu acho) que o livro é inspirado na eterna briga entre o bem e o mal, e na história da expulsão de Lúcifer do céu e no tormento que ele causa aos humanos que o permitem habitar seus corações.
 Apesar dessa inspiração o livro pode ser considerado fantasia do tipo sobrenatural e a partir  da inspiração,  eu esperava que ele contasse com presença de outros personagens mais atuantes, talvez o pai, ou um de seus outros filhos, mas isso não acontece.
O livro é dividido em mini contos, sempre com Lux Ferro como personagem principal e mostra como ele atua nas mentes humanas, não importando o gênero, a idade ( até crianças) e a condição financeira.
 O que a maioria dos personagens tem em comum é talvez uma psicopatia qualquer, ou teriam elas sido causadas pela influência de Lux Ferro em suas vidas? Não sei.
 E nessa visão, o livro ultrapassa um pouco fantasia e se torna  mais de cunho religioso, até porque em um dos contos, quando Lux Ferro vai atormentar uma garotinha ela reza a oração do Pai Nosso e ele debocha dela, dizendo: Já passamos por isso, não?
Esse livro foi uma surpresa. Eu não esperava por isso. Quando eu resolvi me inscrever nesse booktour, pela sinopse e capa eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro e acho que talvez a intenção da autora foi justamente essa, criar uma “ilusão” tal como Lux cria nas vidas de seus "escolhidos" para que pessoas que não se interessariam por ele acabassem o lendo.
Como eu já citei, nos contos a autora usa a ideia de associar as psicopatias à religião. Eu até acredito em obsessão, inclusive já li um livro chamado Loucura e Obsessão do Divaldo Pereira Nunes e até acho que isso possa influenciar em alguns casos no comportamento humano, mas psicopatias em geral para mim pertencem ao campo da ciência e medicina .A minha visão e que nem toda psicopatia tenha esse fundo. Acredito que elas sejam realmente digressões do cérebro humano e não influências apenas do senhor do mal.

Outra coisa que me deixou intrigada foi a aparência de Lux Fero e pequenas citações que atingem outras religiões.Ele é apresentado com um homem bonito, sempre muito elegante com sapatos brilhantes e bem vestido. Isso provavelmente vem do ditado que o "mal tem muitas caras"ou daquele que diz que quem vê cara não vê coração. Mas, eu achei que  o personagem "debochava" demais da crença alheia.Talvez essa como eu disse não tenha sido a intenção da autora, mas por eu acreditar na tolerância religiosa, eu me senti estranha.

Mas continuando, alguns contos se passam até chegarmos ao conto principal do livro. 
O melhor conto sem ser o de Esther é um que "homenageia" uma das histórias que eu li mês passado de um autor nacional que não tem um final muito feliz, como a maioria dos contos desse livro. Já que em apenas um conto Lux não consegue arrebatar uma das almas.
Voltando ao conto principal, Esther é a personagem principal e atual obsessão de Lux Fero. 
Lux atormenta a vida da pessoa, mas por mais que ela cai nas suas armadilhas, ela tem um amuleto e uma confiança no pai tão extremas que Lux não consegue atingi-la. Não pelo menos nesse primeiro livro que é introdutório a história. 
A história da obsessão de Lux por Esther continuará no próximo livro chamado "O Vale das Sombras da Morte"
No geral, apesar da surpresa da trama e das partes que me incomodaram um pouco, eu gostei do livro. Ele é bem escrito, os diálogos são bem feitos e os contos tem bom embasamento, não deixam o leitor sem entender ou esperando algo. Mesmo o conto principal, tem um fim satisfatório.
É sempre difícil falar de uma história que não se espera. Eu não sou muito fã de “adaptações” porque eu concordo com uma das críticas do livro que diz que apesar do cunho de fantasia você duvída se ele não é embasado em histórias reais e talvez as minhas críticas venham da minha dificuldade de dissociar uma “nova” versão da história original, mas além do que eu falei, eu esperava um pai mais atuante, mesmo que ela se passe nos recônditos de Lux, já que ele é o responsável pela boa manutenção da Cidade. Eu esperava sim um embate do bem contra o mal.
Li algumas opiniões em que as pessoas sentiram medo de Lux e se sentiram sendo observadas durante a leitura.
Se eu senti isso? Sinceramente não, a minha crença principal em termos de religião vem do livre arbítrio humano e mesmo que as “tentações” sejam grandes, você sempre pode escolher, é preciso saber viver. 
A outra crença é que como diria a minha vó quem anda com Deus não tem medo de assombração. Então definitivamente, Lux eu não tenho medo de você.
“ Os que confiam no Senhor, são como os Montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre”
Salmo 125. 
E você tem medo de Lux?
Espero que tenha gostado.
Um beijo,
Ps: As Ilustrações foram retiradas da página Quando as Luzes se Apagam do Facebook e pertencem ao Diário da Sá. Visite!



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!