[Papo de Tinta] Como embrulhar seus livros e enviar pelo correio( premiado)

A Coluna Papo de Tinta vai ao ar todo domingo sempre que der e vai falar de curiosidades do mundo literário. Sejam novidades, adaptações ou algo que tenha chamado a atenção no Mundinho literário, elas vai estar por aqui.
Pegue seu banquinho, aprochegue-se e venha papear com a gente.


U-huuuuuuuu pessoal, a coluna voltou!

Depois de dois fins de semana sem internet (sim, a minha internet me odeia! só funciona quando eu não estou em casa)  e um olho bichado ( porque só eu consigo "guardar" um pedaço de acrílico no olho e não sentir!!!!!!!)volto a bater um papo com vocês.
E quando pensei no que escrever, já que assuntos literários não faltaram nas últimas semanas. Fiquei assim:

Pois é. Sobre o que falar primeiro ( ou segundo, já que essa é a segunda edição da coluna :O)
Pensei,pensei... e resolvi que o melhor tema é tirar uma dúvida simples mas muito comum entre os leitores que trocam, emprestam e vendem seus livros.
Baseado em um desabafo de um membro de um grupo literário que participo, que recebeu um livro todo amassado e está na dúvida se a culpa foi dos correios ou se a pessoa com que trocou o livro mentiu, já que disse que estava "em perfeitas condições" resolvi escrever sobre o assunto.
Pode parecer um tópico bobo, mas muita gente ainda não consegue um embalamento "perfeito" e ai chovem reclamações dos recebedores dos livros. Isso sem contar o tratamento "especial" que os Correios dão aos nossos pacotes.
Eu levei algum tempo desenvolvendo uma técnica que garantisse um bom embalamento sem que o atendente do correios da minha cidade (que é chato para caramba!) implicasse com o pacote, já que eles dizem que o envio de impresso por via registro módico deve ter o pacote aberto para garantir que você está enviando um livro.
Vamos ver como eu envio os meus livros?
Você vai precisar de:

  • Bobina plástica*
  • Plástico bolha
  • Fita adesiva 
  • Tesoura


* Uma bobina plástica com mil saquinhos custa em média R$20,00. Eu optei por comprar uma já que participo do LV e estou sempre mandando livros, mas você pode reutilizar aquele saquinho de legumes do supermercado ;) é o mesmo saquinho. ;)

Primeiro embale o livro no saco da bobina plástica. Isso garante que qualquer coisa que aconteça, sempre temos uma proteção extra. Feche a extremidade com a fita adesiva.

Depois vem o plástico bolha. Se ele for do tipo "fino" eu sugiro duas voltas. Se for do mais "grossinho" uma volta é suficiente. feche as extremidades com a fita adesiva de modo que sobre um pouquinho na lateral nas pontas para proteger a lombada e capa.

Depois de pronto é só colocar em outro saquinho plástico e vedar bem. Eu costumo correr a fita adesiva em toda a volta do livro, porque além de vedar bem ela "endurece" as extremidades, Ou seja, nenhum risco de rasgar a embalagem.


Para colocar o endereço, você pode usar etiquetas, ou como eu, escrever ou imprimir o endereço, apoiar no plástico e passar fita adesiva transparente por cima, assim mesmo que chova, ela não borra.
Ah, não esqueça de embaixo ou ao lado do destinatário escrever o seguinte texto:
"REGISTRO MÓDICO
IMPRESSO FECHADO
PODE SER ABERTO PELA ECT."
Quando é em plástico, eles nunca abrem. Porque o conteúdo é visível. Mas eu já recebi pacotes, reembalados pelos correios porque eles desconfiaram do pacote! 
E normalmente quando eles abrem (e eu sei porque vem com a fita de reembalamento pelos correios) eles normalmente reembrulham sem cuidado nenhum!
Pronto!
Agora é só levar aos Correios. E não precisa mais abrir o pacote ou leva-lo aberto para o atendente ( aqui na minha cidade, quando embrulhado em papel, eles sempre pediam.) pois como o plástico é transparente, ele consegue ver bem que é livro.
Na hora de enviar diga ao atendente que é livro. (É eles ás vezes, não sabem!) impresso e que você quer mandar por REGISTRO MÓDICO. 
Essa é a tarifa mais barata do Correios e não varia de acordo com a distância, como o PAC ou o Sedex.
Atualmente a tarifa está em R$1,60 mais o preço do peso.
Um livro de 300 páginas não passa dos R$8,00.
Ah uma coisa bem legal é fazer também seguro. Os Correios costumam oferecer o aviso de recebimento que custa R$3,00 porém ele não te reembolsa caso o livro seja perdido. O seguro sim!
O seguro custa1% do valor declarado e não é preciso levar a nota. Você declara quanto quiser. 
Alguns atendentes costumam dizer que até R$50,00 o seguro já é embutido. Isso é Mentira, isso só vale para o PAC e o SEDEX. Na dúvida, peça seguro de R$60,00. Você pagará R$0,60 a mais, mas se seu livro se perder, você recebe os R$60,00 mais o valor da postagem.
Para isso, basta abrir uma reclamação no site ou por telefone nos correios.
Com o código de rastreio você acompanha a entrega pelo site.
Uma coisa que eu ia esquecendo. O Registro Módico, pode ser utilizado até 5kg, Então se você for enviar mais de um livro para a mesma pessoa, pode embrulhá-los individualmente e na hora do plástico final, usar um só.
Assim:(no fundo você vê meu endereçamento.)


E é isso. Simples, não?
A primeira vez que vi esse embalamento foi em um livro que recebi. Estava muito legal, mas ainda não era perfeito, porque chegou furadinho, mas era uma opção legal, e assim eu fui adaptando.
Depois que passei a postar assim, nunca mais tive problemas.!!!!!

E você como embala seus livros para enviar? Já teve problemas para enviar?

Ah! deixa eu contar uma coisa bem legal!!!!!!!
A partir de hoje, o Papo de Tinta é premiado!

Inspirado no Psycho Sunday as Meninas de Tinta resolveram fazer uma faxina na estante e eleger uns livrinhos para doar..
O sorteio é de livros usados!
Todo Papo de Tinta daremos a listinha dos livros com a indicação do seu estado.
E sabe o que você tem que fazer para ganhar?
É só responder a pergunta do Papo de Tinta nos comentários do post e dizer que livro você quer ganhar!!!!!!
O sorteio será feito pelo Sorteador e o seu número de inscrição é pela ordem das respostas do post.
Exemplo: O primeiro a responder é o número 1, o segundo, o número 2 e assim sucessivamente!
As inscrições vão até o sábado posterior e o resultado saí no próximo Papo de Tinta!
O sorteio é válido apenas no território nacional e o livro será enviado em até 30 dias após a divulgação!
Vamos a listinha de hoje:

O Circo do Dr Lao - Leve amassado nas pontas.Pontinhos amarelados pela ação do tempo.
Proibida, The Black Door - Ponta da capa levemente amassada.
Nudez Mortal e Glória Mortal - Edição vira vira - Capa Levemente Amassada.
A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista - Livro embalado em plástico devido a corte na capa junto a lombada.
A Companhia Negra - Pontinhos amarelados pela função do tempo. Pontas levemente amassadas.
Grito de Guerra da Mãe Tigre - Pontas Levemente Amassadas.

Participe!!!!!!!!

Espero que tenham gostado,
beijos
Bom domingo!


11 comentários

  1. Oi Luana, tudo bem? Gostei bastante do papo, quando eu comecei a enviar livros eu ficava com medo de embalar tudo errado e chegar amassado ao destino, além de medo de não conseguir enviar por registro módico e eles implicarem. Enfim, logo isso passou e agora eu nem preciso falar nada, pois os atendentes todos me conhecem e sabem que eu só envio livros... rsrs.

    Geralmente eu embalo como você falou. Em caso de troca eu coloco bastante plástico bolha e bastante fita, assim como você disse, fortalece mais. Em LVs quando dá para aproveitar o plástico eu aproveito, mas na maioria das vezes eu uso um novo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Adorei o papo. Foi tao esclarecedor que eu vou linkar no blog, ta?
    Tbe gosto de enviar assim como vc, sem o envelope de papel.
    Adorei a ideia do sorteio. Como ja ganhei um, no da maratona de carnaval, nao sei se posso participar. Se puder, gostaria de concorrer com Proibida.
    Bjks mil
    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lua!!
    Eu uso um método parecido, mas não costumava usar o plástico inicialmente, adorei a idéia e vou seguir tuas instruções! Sempre boto muita fita e dobro o envelope para firmar bem e não deixá-lo soltinho lá dentro.
    Esse é um post que muita gente deveria conhecer lá no LV, porque tem uns livros que recebo, que meuuuu deus! Quando está soltinho dentro do envelope é o que mais me agonia... nenhum plástico, nem bolha, nem mesmo um papel para proteger o livro e ainda fica sambando no envelope e chega todo ferrado mesmo que tenha saído inteiro da casa da pessoa....

    ResponderExcluir
  4. PS, como faço para participar do sorteio?
    Gostaria do "A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista"

    ResponderExcluir
  5. Olá Meninas.
    Poxa Rafaela que bom! Os Correios sempre implicavam comigo, mesmo que eles já me conhecessem. Agora ninguém fala mais nada. Você não escolheu seu livro!
    Claudia,
    A vontade querida pode linkar sem problemas.Claro que você pode participar, todas as promoções do blog estão abertas a todos os nosso visitantes.
    Sammy,
    Pois é. Eu vejo tanta gente reclamando que resolvi fazer esse post. É uma coisa tão fácil, mas muita gente ainda se enrola. E a qualidade do papel pardo anda tão ruim que só de pegar ele rasga. Imagina sofrer as consequências de passar na mão dos Correios?
    Com esse embalamento pode chover, pode nevar (let it gooooooo) que ele fica intacto. Além de ninguém ficar implicando, né
    Você já está participando. Era só responder e dizer qual o livro. Simples né? Seu número será pela ordem de resposta, no caso o 03.
    Boa sorte meninas.
    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  6. Amei a novidade. Estou adorando saber disso. Foi bom a dica que você deu aqui. Assim não vou ter como errar ao enviar os meus de presente. Valeu! E o livro que escolhi foi A Companhia Negra.
    Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com / Elizabeth Machado de Salles

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii não precisa deixar um lado a mostra pra que vejam que é um livro?nunca enviei vai ser minha primeira vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malena,
      Só precisa se você for passar o papel pardo por cima, o que eu não faço.
      Se for só em plástico como o meu, como ele é transparente,mesmo depois de várias camadas, dá para ver perfeitamente que é um livro.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Aline,
      Que bom que gostou.
      Obrigada pelo comentário.

      Bjs

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!