[resenha de tinta] A Escolhida

O Ministério dos Blogueiros e o Mundo de Tinta advertem: Essa série é viciante. Segundo livro da série, pode (eu prometo me policiar) conter SPOILERS.
Série: O Doador - Livro 02
Título original: Gathering Blue
Autor: Lois Lowry
Tradutor: Fabiano Morais
Número de páginas: 192
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413472
Ano: 2014
Nota: 4/5


Sinopse:
Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária.
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.
Resenha:
            Um vilarejo onde homens e mulheres vivem debaixo de leis brandas que só entram em ação quando há perigo de morte e a punição é... morte. Não existem regras para quase nada. As mulheres são grosseiras, os homens violentos e até os pequenos crescem aprendendo que para ter algo é necessário brigar, bater e tomar.
            Os nomes são definidos de acordo com a idade. Assim que nasce, a criança recebe um nome de apenas uma sílaba e de acordo com o seu desenvolvimento, vai acrescentando as silabas correspondentes ao seu nome.
            Kira é uma adolescente e ao perder a mãe, torna-se órfã, já que seu pai é morto desde antes do seu nascimento. Mas Kira tem um dom. As linhas criam vida em suas mãos e ela borda coisas inacreditáveis. E esse dom é importante para o Conselho dos Guardiões, que precisa continuar contando a história do mundo na túnica do Cantor. Além de Kira com o seu dom de Tecelã, tem Thomas, o Entalhador e a pequena Jo, futura Cantora. Eles vivem no Edifício do Conselho e são supervisionados pelos Guardiões. Mas a aparente boa vida, comparado com a situação do restante da população é fachada para uma prisão, pois eles só podem fazer o que os Guardiões mandam.
            Esse livro é considerado a continuação de O Doador de Memórias, mas vou te contar, tive dificuldades em entender o sentido de ‘continuação’. São comunidades extremamente opostas. Enquanto em O Doador de Memórias, a população vivia em plena harmonia, nA Escolhida é o caos. Não explica como as funções são definidas, na verdade, o único ofício que aparece é a tecelagem. Os homens precisam sair para caçar na floresta, que é habitada por feras sanguinárias. A população mais pobre vive no Brejo em condições de extrema pobreza e sujeira. A comida não é suficiente para o povo, mas dentro do Edifício, Kira e os outros passam muito bem, tendo até banheiro com água quente.
            O final de O Doador de Memórias me deixou em uma aflição horrível, sem saber o que tinha acontecido com Jonas (e continuo sem saber). E agora o final dA Escolhida é bem perturbante quando ela descobre um segredo horrível e decide intervir na história. Massss acredito que apareceu uma luz na história, acho que sei onde Jonas foi parar. Agora é só esperar. O livro 3. Que nem sei quando sai.

            Recomendo a leitura dos dois. Sentir os opostos. Não dá pra saber o que é melhor. A organização opressiva ou o caos enganador.
            Leiam e me responda!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!