[Resenha de Tinta] Boneca de Ossos

Título Original: Doll Bones
Autor: Holly Black
Ilustrações: Eliza Wheeler
Tradução: Bárbara Menezes
Número de Páginas: 221
Editora: #irado
Ano Publicação: 2014
ISBN: 9788581633916
Nota: 10/10

Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Resenha:

No momento em que vi o botton desse livro decidi que eu precisava lê-lo! Sorte a minha que no sorteio (pancadaria, divisão de livros) ele ficou comigo. Eu fiquei louca quando a caixa da NC chegou e eu o vi!

A história em si me deu uma saudade de quando eu era criança e brincava de faz-de-conta… ~suspiros~ Era tão gostoso. Eu não podia brincar na rua, então assim como nossos personagens, eu brincava na casa de algum amigo, ou algum amigo ia para minha casa. Bons tempos aqueles.

No livro, tudo vai bem na vida das crianças até que a vida acontece. O pai do Zach decide, vocês leram certo, ele DECIDE que o Zach está muito grande. Que ele não deveria continuar brincando com as meninas, que o esporte é mais importante e blá, blá, blá. E sabe o que realmente deu raiva? O Zach tirava notas altas, tava bem no time, tinha bons amigos. E daí que ele tinha imaginação?! ~Pausa para enforcar o personagem~

Porém, contudo, entretanto, eu fiquei me perguntando se as coisas realmente teriam sido tão diferentes se a atitude do pai do Zach tivesse sido outra. As crianças estavam entrando na fase de abandonar a infância. Não que a imaginação fosse ser deixada de lado, mas eles acabariam mudando de ‘brincadeiras’. E não precisaria traumatizar o pobre garoto, não é? Agora o grande ponto: o quanto desse trauma provocou os sonhos e toda a aventura que eles viveram?! Good question. :/
O que importa de fato é que a aventura aconteceu. 3 crianças saíram pelo mundo sozinhas atrás de algo que elas apenas acreditavam ser verdade. Deixa eu colocar que a autora conseguiu fazer essa história fantástica urbana bem realística. Vejam bem, eles contavam o dinheiro que tinham para saber se poderiam ou não comer algo e ainda ter dinheiro para voltar para casa. A atenção da Holly com detalhes foi incrível! (ela me ganhou quando eles acharam uma biblioteca).

E as ilustrações?! Só de olhar a capa dá para sentir que a Rainha é assustadora. A Barbara captou bem o espírito do livro. Até porque quando vocês lerem e verem a Rainha de perto vocês terão pesadelos. Juro, ela é assustadora! Não a história toda por trás da boneca, mas a boneca em si. Eu não manteria uma boneca dessas na cristaleira da minha casa! Never!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!