[Resenha de Tinta] Colin Fischer

PARCERIA NOVO CONCEITO

Título Original: Colin Fischer
Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro
Número de páginas: 176
Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788581634166
Ano: 2014
Nota: 4/5
Sinopse:
 Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê...

Resenha: 
Colin Fischer, 14 anos, estudante do ensino médio e fã de Sherlock Holmes. Até aí não há nada demais, o tchã acontece quando entra em cena O Caderno. São nas descrições de dia-a-dia que Colin mostra  ao leitor que não é só um garoto nerd comum. 
Colin tem Síndrome de Asperger, que é uma variação leve do Autismo. E isso muda todo o ângulo da história, pois junto com ele passamos a contar os passos para andar, temos dificuldade para reconhecer as expressões faciais de emoções (sendo necessários cartões de memorização com legendas), de sermos tocados sem aviso prévio e a necessidade de registrar todas as impressões e pensamentos do dia no Caderno.  Esse é o Colin. Isso sem citar sua inteligência acima da média associada ao raciocínio lógico e dedutivo que em parte vêm da influência de seu ídolo Holmes.
E isso entra em cena após um episódio envolvendo uma arma de origem desconhecida na escola. E agora, quem é o dono da arma e o porquê de ela estar na escola serão as questões que Colin vai investigar para tentar nos responder... mesmo que ninguém tenha lhe pedido para fazer isso!! 
A investigação vai obrigá-lo a sair de sua zona de conforto entrando em contato com parceiros inimagináveis até então, e descobrir uma forma nova e peculiar de fazer amizades.
Além da trama de mistério, o livro aborda o tema do Asperger e suas relações interpessoais de uma forma leve e de fácil compreensão abordando o bullying e as dificuldades de socialização até mesmo com sua própria família. 
A capa é linda, eu imaginei o Colin com esse mesmo cabelinho e a armação dos óculos. Durante o texto, há trechos com a letra do próprio Colin que ajuda ainda mais o leitor a visualizar o personagem. Mas apesar de encantada e querer muito conhecer o Colin, acho que a trama poderia ter tido um final mais elaborado, me deixou com aquela sensação de que algo ficou faltando, porém, super  indico para todos o prazer de conhecer a adorável criatura que é Colin Fischer. E faço minhas as palavras do comentarista e escritor Steve Hockensmith quando diz aos autores “Voltem já para o computador! Eu quero descobrir o que aconteceu depois com o Colin!”
Letrinha do Colin - Pág 138

Para quem tiver mais interesse na Sindrome de Asperger vou deixar o link para a AMA, que é uma associação brasileira de apoio aos portadores de Autismo e Asperger.
E também a APSA,  que é uma associação portuguesa com o mesmo intuito mas o site tem coisas mais específicas sobre o Asperger.
Beijos a todos!




2 comentários

  1. "A capa é linda" foi a primeira coisa que pensei. Não tinha ouvido falar nesse livro até ver a resenha, e juntando a capa + síndrome de asperger + trama policial (sério, vocês deviam fazer mais resenhas de livros policiais), já está nos meus desejados do skoob :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê,
    Eu também gosto bastante de policiais e esse também entrou na minha lista de desejos.
    Sugestão anotada!
    Obrigada pela visita,
    bjs
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!