[Resenha de Tinta] A Casa do Céu

Título Original: A House In The Sky
Autor: Amanda Lindhout e Sara Corbett
Páginas: 448
Tradutor: Camila José dos Santos
ISBN: 9788581633039
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013

Sinopse
O relato dramático e libertador de uma mulher cuja curiosidade a levou até os lugares mais bonitos e remotos do mundo, seus países mais instáveis e perigosos, e também a passar quinze meses em um angustiante cativeiro — uma história de coragem, resiliência e beleza.

Resenha
Um livro que me surpreendeu.
Normalmente colocaria essa expressão no final de uma resenha, mas A Casa do Céu merece que vocês saibam logo de cara que é um livro surpreendente.
Surpreendente na história, nas informações, nos sentimentos, mas principalmente no choque que é ler toda uma narrativa dolorosa sabendo que é um fato real.
Amanda é uma jovem mulher que teve uma infância conturbada. Os relacionamentos de sua mãe trouxeram violência e desestabilidade para seu lar. Quando cresceu, decidiu que queria ver o mundo, conhecer todos os lugares, esquecer um pouco do que viveu. Para isso, Amanda trabalhava alguns meses como garçonete em bares no Canadá, e viajava os demais com o dinheiro que havia ganhado. Assim conheceu belissímos lugares no mundo inteiro. Viajar era tudo que ela queria. Era isso que ela desejava para sua vida.
Vendo que outros “mochileiros” como ela ganhavam algum dinheiro como fotografos e correspondentes internacionais, Amanda decide que é isso que ela vai fazer. Para ter bons frutos, ela vai a Somália, um país em guerra civil desde 1991, onde não há um governo central forte, dominado por chefes de clãs e senhores de guerra, para narrar o que acontece lá. E então, junto com Nigel, um fotografo que havia conhecido – e namorado – em uma de suas viagens, ela é sequestrada.
Amanda ficou sequestrada durante 460 dias, e seu relato é muito tocante. Chegou a fingir se converter ao islamismo para ser melhor tratada, mas não escapou de inúmeros abusos, físcos e mentais. Sua história é narrada de uma forma muito fluída, e não queria largar o livro antes de saber se Amanda comeria ou não naquele dia, se fugiria, se seria libertada ou se seria morta.
Um livro pra entender que em muitos lugares do mundo ainda se vive uma realidade que parece só estar nos livros de história ou nos filmes. Uma realidade tão dura, que é difícil aceitar que ainda exista.
Para refletir sobre a vida, e sobre o que fazemos dela.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!