[resenha de tinta] A Cidade dos Segredos

A CIDADE DOS SEGREDOS
Título original: Cross my heart
Autor: Sasha Gould
Tradutor: Luis Gonzaga Fragoso
Número de Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633121
Ano: 2014
Nota: 03/05



Sinopse:
Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Resenha:
            Laura e Beatrice foram separadas por causa de problemas financeiros, ou seja, só tinha grana pra pagar um bom dote, então uma das irmãs tinha que se tornar freira. E a escolhida foi Laura. Mas por trágicos motivos, após seis anos, ela retorna. No início, sua nova responsabilidade, manter a família em nível respeitável casando-se com o ex-noivo de Beatrice, é tranquila até ela conhecer o dito cujo. Pensa no desespero. Mas aí entra em ação a Segretta, uma fraternidade de mulheres que sabem reconhecer o valor de um segredo.
“De fato, em Veneza, um segredo é mais poderoso que uma espada.” Pág. 95
Entre segredos e intrigas políticas, desenrola-se uma história cheia de reviravoltas, mas algumas bem esperadas. Nada muito ohhh!! Que incrível...
            Minha primeira crítica: em momento algum nas mais de 200 páginas desse livro, há alguma informação temporal, ou seja, terminei o livro e não me disseram em que século se passa a história. Acho isso um erro terrível. Temos Veneza linda e fresca com seus palácios, duques e gôndolas. Você, claro, meio que chuta o século, mas essa informação precisa ter.
Linda Veneza e suas românticas gôndolas

            Outra: Laura não se comporta como uma mocinha daquela época. Não é porque se fica seis anos em um convento que não tem conhecimento de coisas básicas. E ela é respondona! É algo bem inesperado nesse tipo de literatura... rs. Tudo bem que o pai mereceu, mas me assustei. Pensei que o livro tinha dado um salto no tempo... rs.
            Enfim, o estilo da autora é fácil de ler, a história tem alguns pontos interessantes e instigantes, mas não convenceu. Não conseguiu aprofundar. Fala que é o livro um, mas não ficou muita coisa pra ser esclarecida. Mais segredos?
Leiam e tirem suas próprias conclusões!






Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!