[Resenha de Tinta] Belle

BELLE
Título original: Belle
Autora: Lesley Pearse
Tradutor: Bárbara Menezes, Carolina Caires Coelho e Elisabete B. Pereira
Número de Páginas: 560
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219879
Ano: 2012
Nota: 04/05




Sinopse:
Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Resenha:
            Os caminhos que nos levam a alguns livros são irrelevantes, até certo ponto. Mas então você se descobre no meio de uma verdadeira saga, torcendo para que a mocinha fique com o cara lindo, mas meio mauzão... rs. E começa a lembrar “como é que esse livro veio parar aqui mesmo?” É um achado!! Em meio a tantos livros lançados todos os anos, é muito bom quando encontramos histórias maravilhosas e inesquecíveis. Esse livro é um desses achados.
            Ganhei o livro 2 da Novo Conceito, Entre o Amor e a Paixão, e comecei a ler, mas não entendendo alguns detalhes, primordiais pra mim, então comecei a procurar entre minhas queridas amigas leitoras quem tinha o livro 1, Belle. E achei com a fofíssima Luana Lima, que gentil e prontamente emprestou-me. Quando vi o tamanho do livro fiquei pensando se tinha tanta história assim pra contar, baseado no que li na sinopse. Mas tem sim, muita história.
            Depois que Belle se dá conta que sua vida não vai voltar a ser da forma que era antes, protegida por Mog, Annie e ao lado de seu amigo Jimmy, ela toma uma decisão: se vai ser prostituta, vai ser a melhor.

“Belle certamente não queria ser um prostituta, mas se não tinha escolha, então era melhor ser uma boa para quem os homens pagassem mais.” Pág. 175

E é com esse pensamento que ela chega a New Orleans, acompanhada por Etienne Carrera (linndoooooo!!), que mostra não ser o cara mal que demonstrava no início da longa viagem atravessando o Atlântico. Belle se vê encantada com o seu guardião. E percebe que, o sentimento é recíproco. Porém nada que possa ter futuro, já que é casado e tem filhos. Belle então cai de cabeça em sua nova vida, aprendendo todos os truques para ser a melhor cortesã, contudo essa não é a vida que ela espera ter até os seus melhores anos passarem, então começa a arquitetar um plano para fugir do lugar. Imagina encontrar um homem rico que se apaixone por ela e a torne sua amante.

“Assim, para Belle, a ideia de Hatty, a respeito de encontrar um homem que a quisesse como amante era a única maneira de sair daquela vida. Ela não queria um marido; não seria certo casar-se sabendo que pretendia fugir da cidade. Mas um homem casado com uma amante já estava sendo infiel, por isso ele também merecia ser traído.” Pág. 269

            A partir desse ponto, a história de Belle passa por grandes altos e grandes baixos, por assim dizer. Teve momentos que achei que estava beirando um dramalhão mexicano, rsrs... mas só parecia. O interessante nessa história é que narra fatos verídicos, como foi o grande tráfico humano no início do século XX. Muitas meninas perderam sua inocência nesse inescrupuloso comércio. As condições de vida nos grandes subúrbios de Londres e das cidades da França também são informações reais.
            Da Inglaterra à França e de lá para os Estados Unidos e novamente para França, Belle vive intensamente o bom e o ruim, o generoso e o egoísta. Sai menina e volta mulher. Um dos melhores trechos é quando Belle percebe que todos os seus problemas são culpa dela mesma.

“Uma náusea apoderou-se dela ao encarar a verdade sobre si mesma. Belle sabia que muitas prostitutas eram forçadas a trabalhar no começo e outras entravam no ramo por uma necessidade desesperada ou simples estupidez, mas todas as prostitutas que tinha conhecido continuavam trabalhando porque eram ou preguiçosas ou gananciosas.” Pág. 413

            Leiam! Recomendo essa linda história de superação e aguardem, a continuação já está sendo lida!!










           


Um comentário

  1. Oi Sandra.
    Que bom que você gostou do livro!
    Eu ainda não li, mas adorei a história, eu sempre ficava olhando ele na estante e me perguntando exatamente isso: tem tanta história para contar? Que bom que sim!
    Adorei a resenha
    E já sabe a estante está a disposição!
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!