[Resenha de Tinta] O Momento Mágico

Título original: The Magic Room
Autor: Jeffrey Zaslow
Tradução: Antônio Carlos Vilela
Número de Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631929
Ano: 2013
Nota: 5/5

Sinopse:
Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Resenha:

O momento mágico na vida das pessoas muda de uma para outra. Algumas podem considerar o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro emprego. Mas a grande maioria das mulheres considera o momento de experimentar o seu lindo vestido de noiva. E quando se tem uma sala estratégica para esse momento, então se torna eterno. A Becker’s Bridal tem uma sala assim. A Sala Mágica. Construída onde anteriormente era o cofre de um banco, a sala mágica possui espelhos em todas as paredes, o que dá a sensação de infinito, como deve ser o desejo das noivas naquele momento; que seus casamentos sejam eternos.
“Eu nunca soube que havia toda essa emoção concentrada a noventa minutos de carro da minha casa no subúrbio de Detroit. Mas depois que comecei a ir até lá, para observar e escutar, me vi enredado em meus próprios sentimentos paternais, afinal tenho três filhas. Para todos nós, que desejamos desesperadamente que nossas meninas tenham uma vida segura, feliz e rodeada de amor, o tempo passado ali oferece lembretes viscerais dos desafios que elas terão de encarar, dos caminhos pelos quais a tristeza se enreda à alegria delas, e das doces oportunidades que as aguardam – ou que podem está além de seu alcance.” Pág. 12
A loja, pertencente à mesma família desde sempre, foi inaugurada em 1934 e está em sua quarta geração de mulheres no comando. Fica em uma cidade do interior dos Estados Unidos e possui mais vestidos em suas araras do que habitantes no pequeno município.
Além da história da loja e suas respectivas donas, o livro conta a história de mais oito mulheres. Noivas, noivos e suas famílias. Histórias lindas, com grandes doses de sentimentos intensos, ora bons ora ruins. O que aconteceu até o momento em fizeram fila na rua, à espera da loja abrir suas portas, às 9 horas da manhã.
Quando falo em sentimentos intensos estou me referindo aos meus sentimentos em relação a essa instituição tão importante em nossa sociedade, mas tão pouco valorizada. Não estou querendo dizer que eu não valorizo o casamento. Longe disso. Estou casada há onze anos e me sinto feliz com a decisão tomada. É um mar de rosas? Longe disso, mas também não é um mar de tubarões... rs. Não acredito que o ser humano foi criado para viver sozinho. Somos seres sociais. Temos que viver assim, juntos. Não casei por essa definição que tenho de ser humano, e sim por sentir a necessidade de alguém ao meu lado desde sempre... rs... piegas? Alguns podem pensar que sim, mas acredito em fidelidade, companheirismo, respeito e confiança.
“Shelley sabe, por todos os seus anos na loja, que casamentos geralmente são ilhas de otimismo cercadas por oceanos de incerteza, solidão e mágoa. Para algumas mulheres, um vestido de noiva funciona como um salva-vidas”. Pág 112
Meio amargo né. Mas vão entender depois que lerem como foi a história do casamento de Shelley.
Algumas histórias são engraçadas, mas todas trazem um ensinamento, principalmente às futuras noivas e para algumas casadas também... rs... mas também tem histórias trágicas, bem trágicas. Mas nenhuma tão trágica quanto à do próprio autor. Pra quem não tem o hábito, leiam os agradecimentos. Irão se emocionar. E leiam também a orelha onde fala do autor. Enfim, como a sinopse fala, o livro se trata do amor que um pai deseja para as filhas. Um amor tão grande como só os pais tem pelos filhos.
E parabéns a Novo Conceito por nos trazer mais uma história linda e emocionante! Ah, e quem quiser conhecer, pode visitar a loja!! olha aqui o endereço do site e aqui, do fb...rs
Leiam!! Recomendo!!






Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!