[Resenha de Tinta] O Condenado

-->
Título Original: Gallows Thief
Autor: Bernard Cornwell
Tradução: Alves Calado
Número de Páginas: 318
Editora: Record
ISBN: 9788501069337
Ano: 2011
Nota: 10/10

Sinopse: Rider Sandman - um dos heróis de Waterloo - volta para casa e encontra um país corrupto, pobre, repleto de conflitos sociais e onde o cadafalso se tornou sinônimo de justiça. A decepção de Sandman com a terra natal empalidece quando descobre que o próprio pai se matou, deixando uma fortuna em dívidas de jogo. Sandman - hábil com a espada e exímio jogador de críquete - precisa sustentar mãe e irmã e, além disso, liberar a noiva do compromisso de casamento. Enquanto luta contra várias dificuldades, aceita investigar o assassinato da condessa e as declarações de inocência do pintor. A apenas sete dias do enforcamento e com a pressão para corroborar as acusações, Sandman descobre pontos obscuros na história oficial. Mesmo pedida uma reinvestigação do caso pela própria rainha - o acusado é filho de sua costureira -, Sandman acredita que alguém não quer que a verdade venha à tona.

Resenha:
                Eu amo Bernard Cornwell! Porém é a primeira vez que resenho um livro dele, porque quando devorei as Crônicas Saxônicas eu ainda não tinha o costume de resenhar. Antes que eu esqueça de mencionar, esse livro foi cortesia da minha amiga Luana Lima através do grupo Livros Viajantes.
            Rider Sandman é um bom oficial, muito (ênfase no MUITO) escrupuloso e com um senso de honra extremo. Tem um gênio ruim, é capaz de rachar a cabeça de um homem que lhe tire do serio. E é apaixonado por uma linda moça rica, de quem ele era noivo antes do desastre de seu pai. 
             "River Sandman sempre tivera pavio curto. Sabia disso e tentavase controlar. Em sua vida cotidiana adotava um tom de deliberação gentil, usava a cortesia muito além da necessidade, elevava a razão e a reforçava com preces, e fazia tudo isso porque temia seu próprio temperamento, mas nem todas as preces, razões e cortesias tinham eleminado os maus modos."
            Como pano de fundo temos o pós-guerra inglês (estou falando das Guerras Napoleônicas). Eu fugi da maior parte das aulas de história por isso tudo que eu disser a respeito disso eu aprendi com o próprio livro, ok? Homens nobres se achando melhores do que aqueles que foram para a guerra por puro despeito, bando de covardes! Ainda de pano de fundo, o cadafalso onde não importa se você é inocente ou não. Tudo que importa é se você tem conhecidos que possam te tirar de lá.
            E temos o Robin Hood! É sério! Mas ele é só um coadjuvante.
            E minha personagem favorita: Sally Hood! Uma mocinha que mora na mesma taverna que o Sandman. Ela tem boca afiada, sabe se defender e não é nenhuma puta (eu quis dizer prostituta, ocupação muito comum naquela época). Claro que não é nenhuma santa. É simplesmente uma das melhores personagens femininas que já conheci. A noiva (ex-noiva, quer dizer) de Sandman também não é nenhuma imbecil, mas Sally é ofuscante.
            A trama toda é muito bem montada e apesar de Sandman não ser nenhum Sherlock Holmes nem um Hercule Poirot, também não é nenhum estúpido. Afinal, ele liderou as tropas na batalha de Waterloo. Uma batalha praticamente perdida que os ingleses venceram.
            Um ótimo livro histórico-nem-tão-histórico-assim. Recomendo imensamente!!! [Modo Fã Alucinada OFF]

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!