[Resenha de Tinta] O Rei do Ferro e A Filha do Ferro



Série: Os Encantados de Ferro 
Autor:  Julie Kagawa
Tradutor: Débora Isidoro
Editora: Underworld

Vol 1: O Rei do Ferro
Título Original: Iron King
Número de Páginas:352
Ano: 2011
ISBN: 9788564025097
Nota:9/10

Sinopse: Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa. Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna estranhamente superprotetor, Meghan sente que tudo que ela conhece está para mudar. Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade - que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo. 

Vol 2: A Filha do Ferro
Título Original: Iron Daughter
Número de Páginas:352
Ano: 2011
ISBN: 9788564025318
Nota:9/10

Sinopse: Meio princesa encantada de Verão, meio humana. Meghan nunca se encaixou em lugar nenhum. Abandonada pelo príncipe de Inverno que ela acreditava amá- la, agora é prisioneira da rainha encantada de Inverno. Com a guerra iminente entre Verão e Inverno, Meghan sabe que o verdadeiro perigo vem dos encantados de Ferro - encantados cujo organismo contém ferro e que só ela e seu príncipe ausente chegaram a ver. Mas ninguém acredita em Meghan. Pior, os poderes de encantada de Meghan foram bloqueados. Ela está presa em Faery e só pode contar com os próprios recursos. Confiar em alguém seria tolice. Confiar em um possível traidor poderia ser fatal. Mas, mesmo enquanto desenvolve uma resistência de ferro, Meghan não pode ignorar os sussurros da saudade em seu coração humano. 

Resenha:

Você já leu 'Sonhos de uma noite de verão'? Pois eu não. Esses dias li um resuminho de algumas páginas, então ao menos conheço a história. O que isso tem haver com Os Encantados de Ferro? Simples, o plano de fundo é o mesmo. Temos a Corte Seelie, também conhecida como corte do Verão, o rei Oberon, a rainha Titânia e Puck (meu favorito tudo para ele é festa e diversão!)

A personagem principal é a adolescente descerebrada Meghan Chase. Ela é mestiça de humano com fada e também filha de Oberon (sim, ele tem a síndrome dos deuses gregos!).

Meg vivia feliz com seu melhor amigo Robbie até que o irmãozinho dela muda totalmente de personalidade. Na verdade a criança foi abduzida e substituída. Agora sabendo que Robbie é na verdade Puck, ela se enfia no Nevernever, ou mundo das fadas para achar o irmão.

Pausa para falar da edição nacional:  A capa é linda, a diagramação e todos os detalhes são maravilhosos. Então quando você começa a ver letras demais, palavras demais, e erros tão bobos, você se pergunta: 'Como uma edição tão boa pode ter tantos erros ruins?' Isso em ambos os livros.

Voltando ao livro, vamos à parte interessante: O Mundo das Fadas!
Uallll!!! Esqueça os bosques encantados da Disney. Pense mais em Irmãos Grimm. É bem por aí, com as histórias sombrias e originais. Uhum. Entenda claramente que 'Eu prometo' é de verdade. Se você prometer se matar se seu namorado te largasse e ele largou, então meu bem: Tchauzinho!
Nesse ponto encontramos meu outro personagem favorito: O cat sith Grimalkin. Ohh sim, tome muito cuidado com ele e confie nele. É o melhor para você porque ele entende como funciona o mundo e conhece seu papel nele.

"-Está preparada?
- Não sei.
- Não interessa."



Sabe o gato da Alice? Então, Grim é muiiito melhor!

Claro que nem tudo são flores (vocês viram alguma?). Temos também a corte Unseelie, que é a corte de Inverno, com a rainha Mab (eu não sei cadê o Rei, ele sequer é mencionado como morto ou desaparecido!). E os três príncipes. Entre eles o mais jovem, Ash.

Só para variar, Inverno e Verão não se dão bem, mas mantêm uma espécie de trégua. Entram em jogo então, os Encantados de Ferro. O ferro é mortal para as fadas tradicionais. E estas desconhecem a existência de tais encantados.

Os livros são bons e bem escritos, mas eu tenho um sério problema com mocinhas irritantes. E Meg alterna momentos de lucidez e delírio! Avisam-na um sem conta de vezes que o Nevernever é perigoso, que ela não deve confiar em ninguém e blábláblá. Explicam as leis e tudo o mais. Ela aceita? NÃO! Ela só faz merda! -.-' E não melhorou muito em A Filha do Ferro. [Alerta de Spoiler para quem não leu O Rei do Ferro!] Ouso dizer que piorou, porque ela se apaixona pelo Ash e é correspondida e sabe que é, sendo que ela está presa na corte de Inverno e mesmo sabendo que o amor entre Inverno e Verão é proibido por lei com pena de exílio, ainda assim ela fica puta porque ele a ignora. Ah vá!
[Fim do Spoiler]

Mas mesmo assim, leiam. Vale a pena pelo Nevernever, por Puck e pelo Grimalkin hihi

Eu só fiquei triste mesmo com uma coisa no Filha do Ferro, [Alerta de Spoiler para quem não leu O Rei do Ferro!] A Meg não procurou ter notícias do Puck em nenhum momento?! Como assim?! Eu morta de preocupação e ela lá em Tir Na Nog. Poxa :/
[Fim do Spoiler] 

Coisas que não entendi: 
Porque no primeiro livro é apenas Nevernever e no segundo as vezes é Faeryland e as vezes Nevernever, como se fossem coisas diferentes?!!!!
Em algum momento a Meg se machuca feio mesmo, ela desmaia e perde muito sangue. Acorda morrendo de dor. Algo acontece e eles tem que se mexer. Na cena seguinte, não tem mais machucado o.O

Boa leitura, principalmente para quem gosta de fadas


Um comentário

  1. Parecem divertidos. Eu já li 'Sonhos de uma noite de verão' e assisti duas montagens no teatro e uma versão para o cinema. Adoro! Vale a pena.
    Beijo, Nadia

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!