[Resenha de Tinta] Mau Começo

Série: Desventuras em Série #1
Autor:  Lemony Snicket
Tradutor: Carlos Sussekind
Número de Páginas: 148
Editora: Cia. das Letras
Ano: 2001
ISBN: 9788535900941
Nota: 4/5

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"

Resenha:

                Desde que eu assisti ao filme tinha vontade de ler Desventuras em Série, e meio que descobri que o filme é um mix dos primeiros livros! (fiquei em choque! IUIUASIAUHS)
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que is acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.”
                De qualquer modo, os personagens são relativamente iguais ao filme, ou seja: cativantes! Bem, pelo menos os irmãos Baudelaire o são, porque os vilões e personagens secundários são irritantes, nojentos ou ambas as coisas.
                A narrativa de Lemony é leve, mas no começo é meio irritante, porque ele explica significado de palavra no meio do texto (vou mostrar na citação abaixo, ok?), mas depois eu acabei me acostumando.
“Violet estava dormindo de modo descontínuo – expressão que aqui significa mexendo-se e virando-se com muita frequência.”
                Creio que a história e personagens são bem conhecidos pela maioria, senão por todos, mas mesmo assim  irei refrescar a memória de vocês.
                O livro começa contando sobre a família Baudelaire, que é muito rica, feliz e coisas do gênero. Possuem uma mansão, onde há uma biblioteca bem grande (sonho!) e um laboratório, para a Violet.
                As vezes seus pais deixavam que os irmãos Baudelaire fossem à praia de bonde e foi em uma dessas excursões que eles recebem a notícia de que a mansão havia se incediado de repente, algo muito violento, não dando tempo dos bombeiros chegarem e que seus pais haviam falecido.
  A partir daí, é uma desgraça atrás da outra! Eles primeiro passam um tempo com a Família Poe, o Sr. Poe ficou responsável por arrumar algum parente para eles irem morar e ficou de cuidar de sua fortuna até que Violet fosse maior.
  Eles vão morar com um tio distante, o conde Olaf, que fará de tudo para conseguir arrancar a herança deles. Eaí, vamos mergulhar nessas Desventuras?
                

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!