[Resenha de Tinta] Como treinar seu dragão (série) 1

        A série Como treinar seu dragão é muito divertida de se ler. Teoricamente ela é baseada nos registros de Soluço Spantosicus Strondus III e foi traduzida do Antigo Norueguês por Cressida Cowell. O fato é que Soluço é filho único do chefe dos Hooligans, portanto deveria ser um viking grande, forte e mal, mas na verdade ele é magricelo, baixinho e muito, muito bonzinho. Os vikings treinam dragões assim como nós treinamos cães de caça, quanto maior e mais malvado é o dragão mais legal a pessoa é. Qual é o dragão do Soluço? Um dragão de jardim! É como se ele tivesse um puddle daqueles bem pequenininhos. O seu melhor amigo também é magricelo, com alergia a tudo e miopia, só mesmo em livros infantis para vikings usarem óculos rsrsrs. Ah, ele se chama Perna-de-peixe e seu dragão, também pequeno e preguiçoso, se chama Vaca Aterrorizante

        Sobre as edições, todas contem muitas ilustrações, mapas, desenhos dos personagens principais, objetos e tudo que possa auxiliá-lo a entender as aventuras de Soluço ou mesmo a enfrentar as batalhas. Todas foram feitas pela própria Cressida. Tais ilustrações parecem ser feitas com grafite ou carvão. E em muitas páginas você encontra manchas, como respingos de tinta. Há também ao longo dos livros, trechos com informações sobre os dragões para ajudar na identificação, é bom saber se o dragão é venenoso ou não, vai que ele te ataca? 

         A série é tão boa, que meu irmão e minha cunhada que não liam a séculos resolveram ler! Eles me ouviam rir tanto que não se aguentaram de curiosidade rsrsrs 
         A Disney lançou um filme baseado no livro, porém BEM diferente (isso não quer dizer ruim, ao contrário, ele é engraçadíssimo). Em seguida, lançaram um livro com fotos e e a história do filme.
  
OBS: Para o Desafio literário estão valendo os livros “Como falar dragonês”, “Como quebrar a maldição de um dragão” e “Como mudar a história de um dragão” que foram lidos esse ano ;)


Título Original: How to Train your Dragon
Autor: Cressida Cowell
Tradução:
Heloisa Prieto
Número de Páginas:
222
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788598078717
Ano:
2010
Nota:
9/10

Sinopse:
Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.

Resenha:

“Atenção, Qualquer semelhança com algum fato histórico é a mais completa coincidência.”

       O primeiro volume da serie se chama “Como treinar seu dragão”. Soluço o escreveu porque até então tudo que os Vikings sabiam sobre essa famosa arte era: ‘Grite com seu dragão o mais alto que puder e ele te obedecerá.’ Só que Soluço não conseguia se impor desse jeito, então ele estudou novas formas de educar seu dragãozinhozinho.
Nesse livro há mais do que apenas Soluço e Banguela treinando, há um monstro horrível! Na verdade dois. São dois dragões grandes como montanhas que ameaçam destruir a aldeia dos Hoolingans, apenas Soluço pode lidar com a situação. Mas como um garotinho magricelo pode enfrentar dois dragões tão poderosos assim? 

Título Original: How to Be a Pirate
Autor: Cressida Cowell
Tradução:
Heloisa Prieto
Número de Páginas:
224
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788598078779
Ano:
2010
Nota:
9/10
 

Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado.
Nesse novo livro arrepiante, Soluço conta mais uma aventura do inicio de sua história - quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido...

Resenha:

“Advertência côrtes: Embora este livro tenha sido, naturalmente, baseado em pesquisas minuciosas, é provável que os fatos não sejam INTEIRAMENTE precisos do ponto de vista histórico.”
          Volume 2 da série, ‘Como ser um pirata’ revela muito mais da personalidade de nosso quase herói Soluço Spantosicus Strondus III.

          Todo mundo sabe que além de grandes criadores de dragões os vikings eram os maiores piratas da época, então está na hora dos jovens Hooligans aprenderem como lutar com espadas em alto mar. Só porque Soluço pesa quase tanto quanto uma espada não quer dizer que ele não possa manejar uma não é? Rsrsrsrs Já dá para imaginar a confusão? Fora isso, temos um vilão aparecendo, um vilão muito mal o.O e um belíssimo tesouro escondido com uma profecia:

“Você se atreve a abrir o tumulo aquoso? Despertar e desafiar a morte pelo fogo? Se tiver essa coragem, então será meu herdeiro na malandragem, pois a fera de meu descendente, o grande combatente farejará e dirá, no fundo da escuridão: estou perdido ou me encontrarão?”

        Quem vocês acham que encontrará o tesouro? Porém, há muitas surpresas ainda nesse livro, muita coisa para acontecer. Adoro aventuras perigosas *.*
 
Título Original: How to Speak Dragonese
Autor: Cressida Cowell
Tradução:
Heloisa Prieto
Número de Páginas:
224
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788598078953
Ano:
2010
Nota:
9/10


Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço!
Resenha:

“Por favor, lembre-se... A idade das trevas era tão, tão escura que as vezes fica difícil separar os fatos da ficção.”
       3º volume da série infantil, ‘Como falar dragonês’ reuni as palavras e frases que Soluço aprendeu sobre esse idioma antigo e esquecido pelos humanos.

       Temos os romanos aparecendo nesse livro. Eles moram longe dos vikings e não eram muito de navegar, mas não conheço história o suficiente para basear esse argumento. O caso é que eles estão lá roubando os pobres dragões que eles consideram uma iguaria deliciosa! Imagine comer carne de dragão? A do Banguela não deve ter gosto de nada, urgh! Rsrsrsrs

       Novos personagens aparecem, o principal é a Camicasi filha de Bertha, a peituda. Assim como Soluço, Camicasi é a futura líder de uma tribo viking, é magricela e baixinha, porém luta muito bem, além de ser muito esperta, portanto ela não é desacreditada por sua tribo.
 
“O braço dela se mexia tão rapidamente que mal se conseguia vê-lo. Ela girava feito um carrossel entre os golpes. E FALAVA sem parar, o que dificultava a concentração.”
 
        Eu fiquei com peninha de Banguela nesse livro, ele foi capturado. E ele é tão pequeno e indefeso... agora Soluço tem que se salvar (para variar), salvar Banguela, Perna de peixe e Camicasi. Mais uma aventura divertidíssima!
 
Título Original: How to Cheat a Dragon's Curse
Autor: Cressida Cowell
Tradução:
Raquel Zampil
Número de Páginas:
224
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788580570045
Ano:
2010
Nota:
9/10


Sinopse: Será que Soluço vai encontrar o antídoto para a picada da Vorpente Venenosa e ainda por cima derrotar o assustador Garra da Destruição? E ele conseguirá vencer o perigoso machado de Norberto, o Demente, para mais uma vez ser o herói da história?

Resenha:
 “Atenção por favor: Algumas pessoas afirmam que DRAGÕES NÃO EXISTEM. Mas o que eu quero saber é: por acaso essas pessoas ESTIVERAM na Idade das trevas?”

         Nesse novo livro da série, um dos heróis foi picado por uma Vorpente Venenosa. O veneno é mortal e o único antídoto é.... BATATA! Sério, o vegetal, aquilo que você usa para fazer purê. O problema é que eles são Vikings! E, portanto não conhecem a batata, que é um vegetal das Américas, eles acreditam que ela é lenda, então o veneno não tem cura. Como toda historia tem que ter um ‘mas’, há uma lenda que diz que o chefe da tribo dos Histéricos navegou para o Oeste, chegou à ILHA americana e trouxe uma batata para provar. Na volta, um dragão gigante do tipo Garra da Destruição seguiu o líder de Histeria e passou a viver no mar entre Vilania e Histeria chamado Ira de Thor. Agora os histéricos não podem sair de sua vila sem ter que enfrentar o terrível dragão, porém ninguém pode chegar à vila também.

        Soluço sai em busca da batata, por sorte a historia se passa durante um inverno muito rigoroso que congelou TODO o mar, a vila histérica está acessível, o único problema é que Soluço é inimigo mortal de Norberto, o Demente e atual líder de Histeria.

        Um pequeno detalhe sobre a minha experiência de leitura, eu li esse livro antes de ler “Como falar dragonês” porque pensava que já tinha lido! Mas não tive problemas, porque ao citar fatos de outros livros a própria Cressida diz em qual livro foi o fato e recomenda a leitura.

Título Original: How to Twist a Dragon's Tale
Autor: Cressida Cowell
Tradução:
Raquel Zampil
Número de Páginas:
224
Editora:
Intrínseca
ISBN:
9788580570069
Ano:
2011
Nota:
9/10


Sinopse: Alguém roubou o Ovo de Fogo e agora o vulcão na Ilha do Vulcão está ativo e os tremores estão chocando os ovos dos dragões Exterminadores! Conseguirá Soluço devolver o Ovo de Fogo ao Vulcão, parar a erupção E salvar a Ilha de Berk de ser varrida do mapa pelas terríveis espada-garras dos Exterminadores? Quinto livro da série que virou filme "Como Treinar O Seu Dragão".

Resenha:  
“O passado é uma terra estranha
A qual não podemos visitar
Assim, se digo que existiram dragões
E que os homens os podia montar,
Quem dentre nós esteve lá
E pode minhas palavras negar?”

         5º e ultimo livro, lido por mim, da série infantil mais engraçada dos últimos tempos, Soluço mais uma vez vai ter que ser herói.
 
        Temos um velho vilão re-aparecendo (vilões nunca morrem!), um novo herói e finalmente vamos conhecer a mãe de Soluço! (Eu estava achando que o pai dele era viúvo rsrs)
           A pedra de fogo vive na aldeia de Soluço, o problema é que graças a isso há um vulcão prestes a entrar em erupção. Aparentemente a pedra evitava isso. Para melhorar, há dragões muito malvados saindo dos ovos e atacando, dragões que não eram vistos há muito tempo!
           A vida de Soluço não é nada fácil mesmo, mas como Herói e futuro chefe da tribo ele precisa ser corajoso e enfrentar tudo!
 
             Já há mais um alguns livroS lançadoS, Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais, Como Navegar Em Uma Tempestade De Dragão e o extra Como treinar o seu viking, que eu ainda não li. E o  ainda não traduzido livro 8, How To Break A Dragon's Heart. Essa mulher escreve mais rápido do que eu sou capaz de comprar, assim como vou manter vocês atualizados? rsrsrs Recomendo bastante essa série :)

3 comentários

  1. Já li algumas das edições dos livros e os achei muitooooooooooo INTERESSANTES e SUPER-LEGAIS!!! Quero ler TODAAAAAAAAAASSS as edições.....

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o volume 4 (último que li)! Por incrivel q pareça, eu não gostei muito do livro 1 e quase desisti de ler a série por causa disso. Ainda bem que não desisti! ^_^ Já estou com o volume 5 em mãos... hihihihi
    Parabéns pela resenha, ou melhor, pelas resenhas, Borboleta. E fico na espera da resenha dos próximos! ;)
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Livros são para mim, como alvéolos... Quando leio livros, me atenho nas construções do mundo, da psicologia dos personagens, do ambiente em si, mesmo os detalhes que a maioria julgaria estranho para se construir em uma história, como, um quê de realismo a história, que certos autores já usaram... procuro sentir as "escolhas da palavra", digo, da cor das palavras do autor, da poesia nelas, o que nos compreender , a sensibilidade, e percepção do autor e de quem os ler.... Por essas e por outras, adorei em demasia a prosa da autora destas resenhas sobre "como treinar seu dragão" deste blog, e o título "mundo de tinta" me lembra os três extraordinário em sua poesia, de Cornelia Funke...

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!