[Resenha de Tinta] Túneis

Mais uma resenha dupla, esperamos que gostem! *_*
Página no Skoob
Nome Original: Tunnels
Autor: Roderick Gordon e Brian Williams
Tradutor(a): Ryta Vinagre
Número de páginas: 480
Editora: Rocco
Ano: 2008

ISBN:  9788561384326

Sinopse: Will é um garoto de 14 anos cuja única afinidade com seu excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. Ele passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas, fugir da pressão da escola e da mesmice da família. Um dia, seu pai desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia, e o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai.

Resenha da Fe  - Nota4/5
       Desde que tomei conhecimento da existência desse livro, há mais ou menos um ano atrás, eu estava maluquinha atrás dele. Livro lido: não me senti nem um pouco decepcionada. É aventura do começo ao fim! Em algumas partes me senti meio claustrofóbica, ao imaginar o tantão de terra sobre mim, mas tirando isso, é ótimo!
        Will tem 14 anos e é membro de uma família estranha, onde nenhum membro parece ter nada em comum com o outro. A mãe passa o dia inteiro de pijamas, na sala, assistindo TV, e frequentemente simplesmente se ajeita e dorme na poltrona mesmo. O pai é um arqueólogo fracassado, que trabalha como curador de um museu de uma cidadezinha pequena. Rebecca, sua irmã, é super organizada e cuida da casa sozinha, assim como de toda família (o que me deixou um pouco incomodada... Muita maturidade pra idade dela, entendem?) e tem o Will, um albino que só quer saber de suas escavações.
Logo após de achar uma antiga estação ferroviária, o pai de Will, Dr. Burrows, fica super empolgado, mas ao mesmo tempo percebe que há estranhos homens albinos pela cidade, usando sobretudo e óculos escuro. A situação fica ainda mais estranha quando um morador local leva uma pequena esfera, envolta por uma armação de um metal não conhecido, que quanto menor a luminosidade, maior a luz que ela libera, fica. Alguns cientistas amigos de Dr. Burrows analisam tal esfera e dizem não conhecer nada com tais características.
“[...]Ao erguê-la na luz do dia, ele viu que o brilho se extinguira quase inteiramente e que o líquido da esfera de vidro escurecia até assumir uma cor cinzenta e opaca. [...]
         Ele voltou para dentro, observando o líquido se animar numa minitempestade e brilhar sinitramente outra vez”
Além dessas, Dr. Burrows faz uma série de pequenas descobertas, que faz com que ele assuma comportamentos cada vez mais esquisitos, se afastando mais e mais do seu filho. Enquanto isso, com a ajuda de seu amigo Chester, Will continua cavando num terrono próximo à sua casa, até que eles acham o que parece ser uma câmara mortuária. Misteriosamente, a passagem está desmoronada no dia seguinte à descoberta.
Pouco após essa frustração, os pais de Will tem uma grande discussão e o pai dele some! E mesmo que todos tentem fazer com que ele acredite que seu pai simplesmente os abandonou, podendo ou não voltar, ele continua fiel, e sabe que alguém o raptou, ou algo do gênero.
“Mas Will não lhe deu nenhuma atenção e bateu de leve na porta com os nós dos dedos.
     - É de metal – disse ele, passando a palma da mão pela superfície – era brilhante, preta e irregular, como melado queimado.
           - E daí? Você não está pensando em entrar, está?”
Fuçando nas coisas do pai, ele descobre um diário, e assim se torna ciente de todas as desconfianças do pai, dos homens albinos e da esfera luminosa. Descobre, também, que o pai havia cavado um túnel sem que Will não tivesse nem conhecimento. Túnel esse que desmoronou da mesma maneira que o túnel da câmara mortuária, e por isso mesmo ele resolve reabrir o túnel.
Quando finalmente ele chega ao final, o que encontra é de tirar o fôlego. A maior descoberta arqueológica de todos os tempos! Will e Chester agora terão que dar o melhor de si para se livrarem de todas as enrascadas em que se metem, e ainda ter tempo para encontrar Dr. Burrows, que continua perdido.
Super recomendo!!     
Obs.: Ok, o nome do amigo do Will me deixou com vontade 'de ceia de Natal' IAUSaIUShaIUshauihs

Resenha da GiNota3/5
Will é um garoto de 14 anos bem diferente: ridicularizado na escola por sua pele e cabelos muito claros, passa seus dias embaixo da terra. Não, calma! Ele não é um morto-vivo ou um vampiro que tem que se esconder durante o dia, apenas adora escavações e sente-se verdadeiramente em paz em seus túneis. Will começou a escavar com seu pai, um gosto compartilhado! Durante suas horas vagas ele construiu seu próprio mundo subterrâneo e agora criou coragem para mostrá-lo, pela primeira vez, para outra pessoa- seu colega Chester que sofre preconceito por ser grandão e ter grande parte da pele coberta por eczemas. Como muitas vezes acontece, os “excluídos” acabam se unindo, e Will e Chester tornam-se amigos!
Will mora com seus pais e sua irmã mais nova Rebecca de 12 anos. Mas, adivinha quem arruma a casa, faz as compras e controla as despesas? Por mais inusitado que possa parecer – é isso mesmo – é a Rebecca! Aí vc me pergunta, por que isso? Ah... uma coisa muito interessante neste livro é que nada é “normal” e quase nada é o que parece! (hehehe... eu fazendo suspense \O/)
A mãe de Will, a Sra. Burrows, passa seus dias em frente à TV assistindo a quantos programas conseguir. Nas minhas férias – vou ser sincera – eu passo alguns dias assim! Achando ruim, até por não poder assistir às séries que passam no mesmo horário, resmungo: - Prof. McGonagall, também quero um vira-tempo! @_@ Mas não dá para passar TODOS os dias assim, não é? ENJÔA! Porém, aparentemente a Sra. B. não: ela encontrou na TV sua forma de viver!
Por último, apresento-lhes o Sr. Burrows, o pai de Will e Rebecca, não por ser menos importante mais por serem as suas descobertas o ponto de partida para nossa aventura! ;D
O Sr. B. tem doutorado em “quinquilharia” (brincadeirinha... não consegui me conter!). Na verdade ele se especializou em antiguidades e, em suas expedições subterrâneas, vive na busca de artefatos que possam deixá-lo famoso. Apesar de aparentar ser alienado do mundo real, ele é um homem incrivelmente perceptivo e observador. O que o levou a perceber algo em que ninguém mais reparou:
"Dr. Burrows ficou espantado. Era um homem-de-chapéu. Ultimamente ele começara a perceber, em meio à população geral de Highfield, um tipo de pessoa que era... bem, era diferente, mas sem se destacar demais. ... ninguém parecia ter dado pela presença dos homens de cara peculiarmente oblíqua, usando chapéus achatados, casacos pretos e óculos escuros muito grossos."  (p. 41)
O Sr. Burrows também percebe que essas peculiares pessoas possuem um cheiro parecido com bolor! Igual ao cheiro que ele sentiu em um túnel descoberto atrás da lareira da casa da filha de Joe Abacaxi! E, depois de mais algumas descobertas o Sr. B. some.,. puf! O.o
         Como a policia parece não saber o que fazer, Will e seu novo e único amigo Chester vão tentar resolver esse mistério! E vou logo adiantado: muitas surpresas os aguardam! (Meu queixo caiu umas dez vezes!?)
         Com encanto, os autores nos apresentam uma história interessante e inteligente de personagens, no mínimo excêntricos. Este foi um livro pelo qual não tinha expectativa e, talvez por isso, tenha-me surpreendido. Apesar de achar a leitura um pouco lenta, o que talvez não agrade a muita gente – principalmente aos impacientes – eu gostei do livro! Achei-o muito criativo e as reviravoltas de perder o fôlego. O único “porém” é o fato de ser o volume 1 de uma série, e como tal, não tem final, tem apenas o término de uma fase e o preâmbulo da próxima.

Curiosidades
Vol. 2 - Profundezas
         O diretor Vincenzo Natali ficou responsável pela adaptação desse primeiro livro da série para as telonas!
         Túneis já foi vendido para 35 países e se consolidou como um sucesso na Europa e Estados Unidos.
Já temos o volume dois, Profundezas, publicado por aqui. E, lá fora já temos até o volume 5.
O livro é divido em três partes. Antes de cada parte temos um pequeno desenho. Além disso, no início de cada capítulo tem um desenho de duas ferramentas, essas ferramentas tem a ver com os acontecimentos e são diferentes em cada parte!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!