[Resenha de Tinta] Os homens que não amavam as mulheres

Série: Millenium
Título original: Män som hatar kvinnor
Tradução: Paulo Neves
Número de páginas: 522
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535916263
Ano: 2008

Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca. É um enigma a portas fechadas. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Resenha

A história se passa no início dos anos 2000 e é toda ambientada na Suécia e outros poucos lugares da Europa. Diferentemente da grande maioria dos thrillers que normalmente vemos por aí. Continuando, a trama gira em torno do desaparecimento (assassinato?) de Harriet Vanger, sobrinha de Henrik Vanger, presidente aposentado do grande grupo Vanger, que contrata o jornalista Mikael Blomkvist para investigar o crime ocorrido há quase 40 anos.

Mikael Blomkvist, jornalista econômico que acaba de ser condenado por difamação e só quer saber de esfriar a cabeça em algum lugar sossegado, acaba aceitando a inusitada proposta do grande empresário. O que ele não sabia era que toda a história é totalmente surreal, mas Mikael se sente desafiado ( e o pagamento, venhamos e convenhamos, muitooo bom, quer dizer, OS pagamentos) e parte rumo a esse enigmático acontecimento que mudou a trajetória de toda uma família e empresas.

Esse livro é incrível, daqueles que você não consegue largar depois que começa e o desenrolar dos fatos se torna intrigante de uma forma que não se consegue parar até descobrir quem foi...

O filme foi lançado no final do mês de janeiro e espero que seja fiel o máximo que der ao livro. Só uma coisa eles já avisaram: o final é diferente...mas qual deles??!

Apesar de ser uma trilogia, esse livro quase não deixa fio solto para uma continuação, a não ser a estranha extremamente inteligente Lisbeth Salander...mas isso só no livro 2, A Menina que Brincava com Fogo, mas há alguns trechos mostrando quem pode ser essa garota esquisita e do que ela é capaz de aprontar... Recomendadíssimo!!



Um comentário

  1. Oi, esta é minha primeira visita a seu blog, e adorei seu cantinho, este livro nunca dei muita coisa por ele, mais sua resenha me instigou...
    Parabéns!!

    Te convido a visitar e seguir o meu blog também.
    Aguardo sua visita!
    Bjs!
    Mila

    @camilapalm31
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!