[Off-Topic] Tabernas, estalagens e delírios


Qual leitor de fantasia nunca entrou em uma taberna? Você se lembra da primeira vez? Você tem uma favorita?
Servimos hidromel 
Bem, eu não me lembro. Sinceramente, não lembro qual foi a primeira taberna em que entrei nem qual foi a sensação. O que eu posso fazer se a memória não é mais a mesma?
Quanto a ter uma preferida, acredita que não consigo escolher? Já entrei em tantas... mas não consigo escolher entre uma delas. Veja bem, com Uhtred (Crônicas Saxônicas) eu visitei sei lá quantas! Uma em especial possuía quartos no andar superior porque era também um prostíbulo. Lembro bem dessa porque sua esposa Gisela ficou fula da vida com ele por não ter mencionado esse pequeno detalhe ao escolher o lugar para passarem a noite.
Outra ocasião memorável em que eu estava presente foi a vez em que Catelyn Stark (Guerra dos Tronos) convocou todos os seus vassalos presentes em uma estalagem localizada entre Porto Real e Winterfell. Foi uma cena interessantíssima ver tantos homens se levantando e puxando suas espadas para responder ao chamado de sua Senhora. Nesse dia estava muito frio e a estalagem lotada. O caldo servido pela dona com dentes manchados era horrível, mas para viajantes cansados parecia o Néctar dos deuses.
Mas Agatha porque você resolveu falar de Tabernas e Estalagens?! Bem, eu estou lendo Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas e o prefácio escrito por Pascoal Soto menciona:
“Quando o li pela primeira vez, tive a impressão de estar numa taverna de Nova Ether ouvindo contos da boca de um bom bardo.”
Eu não tenho certeza se foi porque ele mencionou isso ou se acontece com todo mundo, mas cada vez que abro o livro é exatamente assim que me sinto *o* Então comecei a me perguntar em que taberna eu estava, das muitas que conheci em qual delas eu estou ouvindo essa bela história? Bem, escolhi a taberna em que Dedo Empoeirado entra logo no início de Sangue de Tinta. Escolhi essa por estar mais tranqüila e porque acredito que um Saltimbanco daquele Mundo seria o ideal para me contar a história. 

"A estalagem que ele tinha em mente não havia mudado muito nos últimos anos, nem para melhor nem para pior. Continuava tão simples quanto antes, com suas poucas janelas que não passavam de buracos na parede de pedra cinzenta. No mundo que o hospedara até três dias antes, provavelmente nenhum hóspede jamais pisara uma soleira tão suja, mas aquela ali era a estalagem do último abrigo antes da floresta, a última chance de uma comida quente e um lugar para dormir que não estivesse úmido de orvalho e de chuva... "E os novos viajantes ainda recebem grátis alguns piolhos e percevejos!", pensou Dedo Empoeirado ao abrir a porta."

Ao abrir o livro Dragões de Éter me transporto para outro mundo e quando a narração começa vou para Nova Ether junto com o bardo que me conta muitas histórias. 

Mas voltando as tabernas... Eu sempre desejei experimentar a Cerveja Amanteigada da Dedos de Mel e passar a noite na Pônei Saltitante. 


Vai me dizer que na introdução dessa música vc não imagina um Hobbit com um canecão de cerveja dançando em cima da mesa de uma taberna? u-u


Conversando sobre música de taberna, a Fernanda nos apresentou a banda Taberna Folk
A caminho de Valhalla

Ainda batendo papo na nossa taberna particular (também conhecida pela alcunha 'Facebook'), comentei sobre a banda Matanza, porque o vocalista parece um Viking e as músicas são sobre bebida, briga e mulher.
"Algum problema?" - Jimmy London, Vocalista
Essa é a música que me fez pensar neles, interpretada pela Taberna Folks:




Como sonhar é preciso vou compartilhar com vocês uma coisa, às vezes deitada na minha cama à noite antes de dormir, eu ouço vindo do andar de baixo o barulho de canecas brindando, homens rindo e falando obscenidades. Sinto o calor da lareira aos meus pés e sinto a palha do colchão embaixo de mim. Sinto o cansaço da longa estrada que estou percorrendo e agradeço a oportunidade de descanso. Claro que não há ‘andar de baixo’ na minha casa, nem lareira e nunca na minha vida dormi em um colchão de palha (a não ser que você conte ‘esteira’ como colchão). Eu sei que aquela não era uma vida fácil e que para as mulheres era muito pior, mas mesmo assim minha alma romântica sente saudades de um tempo que ela não viveu. 




Com a colaboração e incentivo de:



2 comentários

  1. Agatha, adooorei esse post!!! *_*

    E quanto à sua sensação ao dormir,s ei exatamente como você se sente, especialmente se eu estiver lendo algum livro medieval ou jogando alguma campanha de D&D.

    AIUSAUShAIUShA

    =*

    ResponderExcluir
  2. 100% de certeza que foi na Dedos de Mel, apesar que eu pagar uma boa quantia em dinheiro para ver uma luta do Axel em uma taberna, ou do Troll amigo dele. Deve ser MUITO fo%$#......kkkkkkkkk
    Cerveja amanteigada é o sonho de qualquer fã de HP. A Livia do whising a book foi no parque do HP e lá tinha a cerveja. QUE INVEJA *__*

    Adorei sua ideia. Parabéns pelo post.

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!