Resenha de Tinta: Nada



DESAFIO ALFABETO LITERÁRIO - JULHO


Autora: Janne Teller
Editora: Record
ISBN: 8501096687
Ano: 2013
Páginas: 128
Sinopse: “Nada importa.” “Você começa a morrer no instante em que nasce.” Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado.
A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, um hamster de estimação... Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude.


Resenha:

"Nada importa.
 Disso eu já sei faz muito tempo. 
Então não vale a pena fazer nada. 
Acabo de descobrir isso."

Aos 13 anos, Pierre Anthon  perdeu o seu significado da existência e convenceu-se que nada nessa vida importa. Subiu em uma ameixeira do seu quintal e dali ficava observando seus colegas de turma a caminho da escola e os exortava de que nada adiantava tentar ser melhor ou ir à escola ou mesmo fazer qualquer coisa, pois no fim sempre morremos e nada tem muito sentido.
Seus amigos inicialmente não lhe dão ouvidos, porém com o passar dos dias vão se irritando com o comportamento de Pierre. E entre si planejam várias manobras para fazê-lo mudar de ideia e voltar a viver normalmente.
Isso envolve insultos verbais até pedradas, sem sucesso. No entanto, Sofie (a menor da turma) tem uma ideia para convencê-lo a descer.

“(...) Temos de provar a Pierre Anthon que algo importa. - Foi tudo que ela disse, porém era mais do que o suficiente, pois todos soubemos imediatamente o que fazer. 
Já na tarde seguinte, pusemos mãos à obra. (...)" pág 19

Assim, surge a pilha do significado, onde o quê quer que lhe seja exigido, você deverá entregar.
A turma é composta por 22 adolescentes. No começo, os pedidos são tímidos, como pequenos objetos de valor afetivo, mas com a mágoa de ter que abrir mão de algo que lhe é caro, o próximo sempre procurava exigir algo cada vez mais capcioso do colega seguinte. Daí pra frente temos muita bizarrice, nem os cemitérios escapam!!
Essa parte da narração foi a mais tensa porque se você acha que aquele pedido foi bizarro, é porque ainda não leu o que será pedido em seguida...
O livro é narrado em terceira pessoa por uma das amigas mais próximas de Pierre (que não chega a ter o nome identificado) e que até o final da trama, representará um papel decisivo no seu futuro.
Nunca fui muito fã dos YA (se bem que ele nem é um típico YA...), mas nesse caso vou me declarar: fiquei pasma! Livro complexo, mas ao mesmo tempo leve, curtinho de páginas mas mesmo assim, grandioso. Só senti falta de uma justificativa mais plausível para a mudança de comportamento do Pierre, não engoli essa de “acordei pensando assim”.
É impossível não refletir sobre nossas preocupações e prioridades de vida após conhecermos Pierre e a sua história. Li o livro numa tarde, nos curtos intervalos livres do meu consultório e foi corrido, mas me senti tocada e também aliviada quando acabou... 
Não deixe que Nada lhe influencie muito, é uma bela e triste história que vale a pena conhecer e em seguida esforçar-se para esquecer.
Surpreendente... Perturbador... Brilhante!!



5 peninhas pelos arrepios!!



Não esqueça de comentar para participar do sorteio no próximo mês!! 
Obrigada pela visita, bjinhos!!



Um comentário

  1. Nossa, sem dúvidas, é beeem diferente do que costumo ler.
    Parece ser bem reflexivo e real, coisas que só adolescentes passam e sente, com dor e sensibilidade.
    Dica anotada aqui.
    bjos

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!