[Resenha de Tinta] O Lado Mais Sombrio

Página do Skoob
Parceria Novo Conceito
Título Original: Splintered
Autor: A. G. Howard
Número de Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Tradutora: Camila José dos Santos
ISBN: 9788581633381
Ano: 2014
Nota: 4/5
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Resenha:

Um livro que usa a história de Alice não tem como não chamar minha atenção. rs Um misto de expectativa boas e ruins. Não é um clássico! Isso é óbvio. A escrita é simplista, imagino que também seja assim na versão original, e com vários clichês. Mas em comparação com as centenas de livros que nos chegam nessa vertente, esse é um livro que se sobressai, e muito. Há muita criatividade e pesquisa envolvida, e o toque meio macabro, "dark" - acho que o adjetivo correto é gótico - muito me agradou.
Como todo bom livro adolescente capitalista contemporâneo, sua leitura é rápida, fácil e nos prende desde as primeiras páginas. kkk
Gostei de não ter tudo escancarado, de ir descobrindo mais e mais sobre a vida dessa tataraneta de Alice, com o decorrer da história. Fiquei muito apreensiva com a maldição de sua família, e o sofrimento de sua mãe. Considero um toque criativo as descendentes de Alice terem todas nomes com apenas pequenas variações do dela, como Alyssa.
Alyssa não é meu tipo de personagem, mas admito que sua baixo-estima e insegurança podem ser justificadas por suas perdas, traumas e peculiaridades. Sua mãe está internada em um manicômio há muitos anos. Alyssa faz quadros usando insetos que ela captura, essa é a única forma de mantê-los calados. Ela não quer admitir que está ficando doida como sua mãe.
Jeb é o mocinho perfeito. Preciso dizer mais alguma coisa? Pras curiosas e curiosos, ele é um lindo adolescente de pele cor de oliva, meio alternativo, que sofreu e amadureceu, com um grande coração e amigo de infância de Alyssa. E, desde o começo, mesmo o conhecendo pelo olhar de Alyssa, percebesse claramente quem realmente ele ama. Sem surpresas nesse quesito.
Morfeu é um mistério. Não quero falar muito dele para não tirar a surpresa de quem vai ler. É o personagem que movimenta o livro, sem ele o livro seria uma chatice. :D Mas isso não quer dizer que eu goste dele. #run só um pouquinho
O interessante e que motivou durante toda a leitura foi ver o que a autora fez com os personagens do Pais das Maravilhas, cada personagem em uma interessante e assustadora versão: muita criatividade e conhecimento sobre o mundo de Alice! A escritora fez uma pesquisa de muitos anos e o resultado é fantástico, olhem só essa parte:
"Eu quase engasgo ao ver os convidados do chá da tarde – Herman Chapelão, a Lebre Careca e o Camundongo – todos sentados na outra ponta e congelados sob uma camada espessa de gelo azulado. ... Chapelão e sua turma estão suspensos feito geleiras, mas a comida parece fresca e chá ainda está quente.
... Não conseguiremos acordar o Chapelão com pimenta. Ele não tem nariz. Eu me aproximo. ...
- Jeb, tem alguma coisa errada com a cara dele. É só um espaço vazio. – O vazio de um cinza azulado brilhante reflete minha imagem, mais perturbadora do que seria a expressão congelada de um estranho.
- Talvez o gelo seja tão espesso que cobriu os traços dele – arrisca Jeb.
- Não sei. Mas olhe o chapéu. – Poderia ser um instrumento medieval de tortura, uma parte cartola e outra parte gaiola, feito de pinos de metal com uma aba com dobradiças e que se abre feito uma tampa. Olhando bem, o metal parece crescer da cabeça dele feito ossos. A gaiola penetra em buracos na carne...
-Um conformador – diz Jeb, com a voz tensa. – Ele tem um conformador brotando da cabeça."
Depois que li O lado sombrio, li novamente os dois livros de Carrol (Alice no país das maravilhas e através do espelho) para ter certeza o que foi tirado dos livros e o que foi criado pela autora. No balanço, acho que a autora se saiu muito bem mesmo. O livro é interessante e inteligente, tem suas partes meio confusas (que imagino que sejam de propósito, já que o segundo livro sobre Alice é muito confuso também).
Também assisti ao filme de Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) novamente, como suspeitava esse livro tem ideias do filme, chegando a ter algumas "tiradas" parecidas, além da atmosfera gótica. Mas não se preocupem, tem muita coisa diferente, e o livro se ambienta em um tempo posterior ao filme.

O final do livro é muito bom. Concordo com quem disse que não precisa de continuação. Ah, também se deve ter em mente que esse foi o PRIMEIRO livro da autora, vamos torcer para que ela escreva cada vez melhor.
Este é o primeiro livro da série Splintered, não sei como essa série ficará conhecida no Brasil. Ele foi lançado nos Estados Unidos em janeiro de 2013, e publicado por aqui este ano, pela Editora Novo Conceito. Os outros livros da série são:

The Moth in the Mirror (Splintered #1.5)

Pequena história lançada como ebook em outubro de 2013, ainda não tem tradução para português.
Mais sobre o livro aqui.




Unhinged (Splintered #2)

Laçado nos Estados Unidos em janeiro 2014, ainda não tem tradução para português.
Adorei a capa! Morfeu, seu lindo!
Mais sobre o livro aqui.



Ensnared (Splintered #3)

Pelo que li no site goodreads.com este será o livro final série e provavelmente lançado em janeiro de 2015. Nesse site também encontrei um comentário da autora dizendo que o livro já está terminado. Sinopse em inglês aqui.

Tentarei acompanhar a série e quando tiver novidades aviso! Beijos


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!