[Resenha de Tinta] Estilhaça-me/Liberta-me

Oi gente!!!
Resolvi fazer as resenhas dos dois livros no mesmo post...Quando eu ler o terceiro, atualizo a publicação, ok? =)
Não vou falar muito da história pra não dar spoiler...
Antes de falar dos livros em especial, quero falar algo sobre as capas e sobre os títulos. Nunca tinha parado pra pensar, até meu namorado comentar comigo...Já repararam que a trilogia inteira parece ser uma trilogia erótica? Prestem atenção nos títulos e nas capas...Acho que foram escolhas infelizes, ainda mais do segundo e do terceiro livro.

ESTILHAÇA-ME
Autora: Tahereh Mafi
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro. 

Resenha: A história chama a atenção pela maneira como é escrita, retratando os pensamentos da personagem principal, que os escreve num diário. Porém, no começo ela não escreve da maneira ortodoxa...Isso deixa a leitura bem interessante, ao invés de desagradar, como pode parecer a primeira vista.
O livro conta a história de uma menina que está presa numa instituição mental há muitos anos, sem ver ou falar com outro ser vivo há bastante tempo. A rotina dela era monótona...Até que um outro doente é colocado na cela com ela. Doente que era bastante familiar.
Daí, de repente, o livro sai da monotonia e tem várias cenas de ação, a leitura fica bem fluida mesmo. Existem várias reviravoltas, trocas de 'lado’ e você começa a não saber mais em quem confiar.
Eu gostei, sinceramente. Mesmo a personagem principal sendo meio chatinha e insegura. Quero dizer, eu também ficaria assim se tivesse vivido metade da minha vida num hospício, ainda mais se não tivesse tido nenhum contato humano nos últimos anos.
Recomendo pra quem gosta de distopias. Não é um must read, mas vale o tempo gasto.

LIBERTA-ME
SPOILER PRA QUEM NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO.

Autora: Tahereh Mafi
Tradução: Bárbara Menezes
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 444
ISBN: 978858162353
Ano: 2013
Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
Resenha: O que eu achei legal no Estilhaça-me me broxou no segundo livro da série. Sério. Acho sinceramente que a escritora não sabia o que fazer e resolveu copiar a obra de outra pessoa.
Já faz algum tempo que a Juliette vive no Ponto Ômega, mas ela não consegue se sentir a vontade ainda. Além da maior parte das pessoas a evitarem, seu único amigo – e namorado – começa a se afastar dela e a agir de maneira estranha. Depois de ficar isolada por um tempo, ela começa a treinar seu poder junto com Kenji e logo sai numa missão para o exterior...Ela só não contava encontrar Warner. Logo Warner é capturado e ela é obrigada a conviver com ele, mas não sabe como reagir. Ao mesmo tempo que se sente atraída, sente repudio por tudo o que ele fez.
Novamente, nesse livro, ninguém é o que parece ser e existem muitas reviravoltas, com você confiando em quase nenhum personagem. Uma coisa que eu posso dizer com certeza (e em letras garrafais): EU NÃO SUPORTO A JULIETTE! Ela consegue ficar cada vez mais cheia das frescuras e dos “mimimis” e não sabe o que quer da vida. Não sei qual a moda ultimamente, de criar mocinhas assim. Cara, é MUITO chato. Mesmo.
Sem contar que o livro virou um x-man distópico. Tem TODOS os personagens, TODOS os superpoderes. Saber disso me deixou muito chateada com a autora. Poxas, ela não podia nem ao menos criar uma história mais original?
Só pretendo ler o último livro da trilogia pra saber como termina...


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!