[Resenha de Tinta] Apolo e Dionísio


Subtítulo: Contos
Autor: José T. Pers
Número de páginas: 140
Editora: Boas Histórias
Ano: 2009
ISBN: 0
Sinopse: Seis contos de mistério e suspense: em três o protagonista é o amoral Coriolano. Nos outros três há situações de mistério e suspense fáceis de encontrar no cotidiano brasileiro.



Resenha:

  Pra mim é muito dificil resenhar um livro de contos, mas vamos lá!
  Eu dei essa nota pro livro por causa da falta de descrição. Quem lê as minhas resenhas sabe o quanto eu gosto de descrições! Não precisa ser aquela coisa elaborada, demorada, com três páginas só pra que você entenda o cenário, mas eu gosto de saber se a personagem é baixa, ruiva, gorda, se o bar é bonito, feio e a impressão que ele passa (boteco, barzinho) e eu não encontrei nada disso nesse livro. O autor peca em descrever apenas o que ele acha que é relevante e o resto ele simplesmente ignora (tudo bem que são contos, né, mas dá pra fazer uma descrição enxuta).
  Tirando isso, o livro é bem escrito e os contos são divertidos. Ele usa algumas palavras rebuscadas demais, mas nada que você não consiga entender pelo contexto.

Apolo e Dionísio
  Nesse conto nos é apresentado um grupo de amigos que, observados por Coriolano, discute uma teoria interessante, de que a população mundial inteira poderia ser classificada em duas categorias: os apolos (equilíbrio, harmonia) e os dionísios (irreverência, agitação). E segundo a população de cada pais, os países também poderiam ser classificados assim. O Brasil, portanto, seria dionisíaco.
  No meio desse bate-papo um crime acontece e Coriolano é testemunha.

O Vaso das Violetas
  Nós conhecemos Irene, mulher trabalhadora que vive com a mãe em um apartamento alugado. Num dia comum, elas são comunicadas que serão despejadas porque o dono do lugar quer reformar tudo. Sem ter para onde ir, Irene pretende fazer de tudo para não ir pra rua.

Salvei Sua Vida
  Há um estuprador a solta na cidade e Letícia se veste de maneira provocante para atrair as atenções de seu professor. Depois que um desconhecido salva sua vida no ônibus, ela começa a se perguntar se também não pode ser uma vítima.

O Reencontro
  Coriolano aparece de novo num bar, dessa vez num reencontro com uma mulher que ele já teve um caso, mas surpresa: ela agora é noiva de seu amigo e a atração continua viva entre os dois. Quando um bêbado resolve interferir, tudo pode acontecer...

Proposta de Serviço
  Adivinha quem é o protagonista? Isso mesmo, Coriolano! Dessa vez ele conhece uma mulher atraente na boate e ao segui-la para fora, não há como saber quais são suas verdadeiras intenções...

A Enchente
  Terezinha é a personagem principal. Vive em Pedra Grande, na época dos coronéis. Ela é apaixonada por Quim Portuga, mulherengo assumido, mas que não dá atenção a ela. Depois de uma grande seca, a chuva. Com a chuva, enchente. E na enchente, no caos, tudo pode mudar.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!