[Desafio Literário 2012] Julie & Julia

Editora: Conrad
Ano: 2007
Título Original: Julie & Julia
Nota: 9/10


Sinopse: Best Seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs), Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prests a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída.
Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana, aqui apresentada num delicioso prefácio da chef Rita Lobo) em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha.

Resenha

                Imagine que sua blogueira favorita resolveu escrever um livro. Foi assim que eu me senti lendo Julie & Julia (sim, eu tenho uma blogueira favorita, e ela sabe que é mais eu não conto!).  
Vamos ao livro! A pobre Julie tem 29 anos e descobrir ter uma síndrome que pode dificultar bastante uma tentativa de gravidez. Além disso, se deu conta de que sua vida profissional é um lixo. Quando foi morar em Nova York ela queria ser atriz, agora é uma secretária de repartição pública sem perspectiva de mudança. Alguns ataques histéricos, lágrimas e uma visita à casa dos pais, Julie volta para NY com o livro Mastering the Art of French Cooking escondido na bagagem (sim, ela surrupiou o livro da prateleira da mãe). Já em casa ela preparou uma sopa do livro para o jantar, conversa vai, conversa vem, eis que o Eric (marido da Julie) propõe o desafio: cozinhar o livro TODO em 1 ano. Em números: 365 dias e 524 receitas. Um completo absurdo! Ele também propôs que ela escrevesse um blog contando suas experiências na cozinha. A Julie, meio relutante, aceitou.
 MtAoFC para os íntimos
Assim, acompanhamos como foi cozinhar lagostas vivas, aspic (que pelo que eu entendi não é algo muito agradável de comer nem cozinhar, peço desculpas a quem entende do assunto), todas as vísceras possíveis (inclusive miolos de boi! O.o). Maaaasss tem um detalhe muiiito importante! Se você ta achando que a Julie tem aquelas mãos de fada, que qualquer receita na mão dela é sucesso instantâneo, então esqueça. -.-‘ Sério mesmo, ela não é um completo desastre, claro que não! Mas nem se compara com a Julia Child (autora do MtAoFC). Julie queimou várias receitas, era um desastre com qualquer coisa que levasse gelatina e ai meu deus! Vocês têm que ler a parte em que ela tenta usar o processador de alimentos!
Ria, chore, se emocione com nossa heroína tentando se salvar de si mesma. Tentando provar para si mesma que não é um fracasso e nem vai terminar a vida como a ‘velha doida dos gatos’. Veja também como um casamento pode ser bem sucedido apesar de enfrentar muitos problemas (o Eric é um fofo!) e amigos online podem te dar muita força também!
Bon apetit! 


5 comentários

  1. Nedina adorei a resenha, deu água na boca pra ler! Eu já li em outra resenha que o segundo livro da autora não é dos melhores...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio :) eu fiquei com água na boca enquanto lia rsrsrs
    Ainda não li Destrinchando, será que não é bom? Julie & Julia é tão bom *.* vou pagar p ver rsrsrs aí conto aqui como foi ;P

    ResponderExcluir
  3. Julia & Julie sucesso total no DL2012!!! Muito boa resenha.

    ResponderExcluir
  4. O livro tem disparado na frente em números de leituras no DL. Quase uma unanimidade!

    ResponderExcluir
  5. Verdade O Eric tem que ser salvo aguentou todos os chiliques e ainda teve que comer muitaaa gororoba! kkk

    Adorei a resenha passou bem o clima do livro mesmo! ^^

    E realmente leitores dão um animo sensacional! \o/

    Bon apetit! \o/
    Fechou com chave de ouro!!!

    Bj

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!