Resenha de Tinta: Enquanto Bela dormia

PARCERIA EDITORA ARQUEIRO
Título: Enquanto Bela Dormia
Autor (a): Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 368
Nota: 4/5
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.  Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.  Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz. 


Resenha:

Eu sou uma grande fã de contos de fadas, mas uma história que eu nunca tive vontade de conhecer era A bela adormecida. Lógico, eu sabia superficialmente do que se tratava. Mas aquela curiosidade fora despertada. 
Quando peguei o livro Enquanto Bela dormia para ler, fui com certo preconceito por achar que não seria tão empolgante ou que eu iria gostar. 
Mas me surpreendi. Vamos primeiro, à história. 

A história, que é uma releitura do conto A bela adormecida, começa quando a Rainha Lenora não consegue engravidar, e dar um herdeiro para o Rei Ranolf. Mas quando ela é encaminhada pela tia do rei, Millicent, para uma peregrinação afim de resolver o problema da geração de um filho. E quando ela volta, por um milagre ou magia, ela dar a luz à uma menina. Rosa. Uma menina linda e saudável. Mas o Rei Ranolf que nunca foi simpatizado por Millicent, à expulsa do reino por ela querer ter uma autoriadade em cima de sua esposa e filha. E tudo muda quando no dia do batizado da menina, Millicent aparece e joga uma maldição em cima de Rosa para o espanto dos pais. Nos dias seguintes o Rei e a Rainha tomam medidas drásticas para não deixar Rosa sozinha nunca, e torna ela uma prisioneira no castelo. 
Mas com ajuda de Flora, a irmã de Millicent, e Elise a dama de companhia da Rainha, a vida de Rosa pode ter uma esperança.

Tudo nesse livro é algo novo. Novo do que nós já conhecemos do conto de fada. Começando pela narradora, Elise, uma garota pobre e que vivia longe do reino, mas que tinha uma vontade de vencer na vida e chegar em um topo mais alto igual sua mãe que já havia trabalhado no castelo. Quando seus familiares morrem, Elise segue para St. Elsip afim de encontrar um emprego no castelo. Com o tempo ela consegue subir de cargo e ser dama de companhia da Rainha. Ela é um dos personagens mais fortes do livro, a personalidade é bem visível mesmo sendo ingênua. Você verá a evolução dela no decorrer do livro. 

Aliás todos os personagens são muito bem desenvolvidos, coisas que você nunca vai ver no conto de fadas. A bruxa má e a boa bruxa, são caracterizadas com uma personalidade diferente do que somos acostumados a ver e isso dar um toque especial à história. 
Agora aqui, eu repito, não temos um conto de fadas. O realismo é ponto alto. As coisas acontecem e são bem tensas, e mostram como a realidade pode ser dura e às vezes irreversível. Como uma doença sem cura na época poderia acabar com muitas vidas e você não poderia fazer nada. 
                                       "Bem vinda ao mundo real, é horrível. Você vai amar!"

Eu gostei do livro, mas o que me incomodou um pouco foi que ele é bem lento, as coisas vão acontecendo aos poucos e acho que como eu estava em uma vibe mais acelerada de histórias, isso me atrapalhou um pouco para eu sentir uma conexão com a história.  Mas eu aplaudo a autora por fazer uma releitura, que é algo bem corajoso de se fazer, e ter dado certo. Com um desfecho surpreendente. 

O mais legal é o ponto de vista de outra pessoa da história. Porque é como se você estivesse lá no castelo entre as brechas das portas observando tudo. 

Eu recomendo o livro, foi uma boa leitura, e envolvente. Espero que vocês gostem!

Beijos e até a próxima.

2 comentários

  1. Oi, Dani! Engraçado... Há pouco tempo li que, apesar de ser uma releitura, o ar de contos de fada se mantinha. Ainda estou na dúvida se quero ler ou não. Me decepcionei tanto com a saga "Encantadas" que ando meio desanimada, apesar de todas as resenhas de "Enquanto Bela dormia" serem positivas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carla!
      Então, eu recomendo quando você quiser uma leitura tranquila, para ler devagar.
      Acho que vai do gosto também.
      Mas não deixa de ser bom!
      bjoss

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!